SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

NATAL COM OS IRMÃOS EM SITUAÇÃO DE RUA - ANO DA ESPERÂNÇA

No dia 30/12/2014 o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, visitou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José no Engenho de Dentro, para ver de perto o trabalho coordenado pelo Monsenhor Gustavo Auler e realizado pela comunidade paroquial junto com a Capela Jesus Eucaristia todas as terças-feiras junto aos nossos irmãos em situação Os acolhidos são cadastrados, separados em grupos, tomam banho, recebem roupas e calçados limpos, recebem atendimento ambulatorial, passam por uma reunião com os membros do Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, vão para o interior da Igreja para partilharem a palavra de Deus e depois almoçam todos juntos. 
Nesta terça-feira que realizamos o Natal com 83 irmãos em situação de rua, estavam 
presentes alem do nosso Cardeal Arcebispo Dom Orani, o Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, quem já vem acompanhando esse trabalha mais de perto algum tempo, também o Padre José Laudares de Ávila, Pároco da Paróquia de Sant’Ana no centro, o Diácono Hélio Júnior e o Wallace, que, junto com Monsenhor Gustavo, coordena este trabalho comunitário.Contamos também com a presença de integrantes da ASAB (Associação Solidários Amigos de Betânia, na Freguesia, Jacarepaguá), que vieram acompanhar o trabalho representando a Irmã Elci, que acolhe pessoas que para lá são encaminhadas por nossa paróquia.
Dom Orani falou aos moradores de rua e, junto com Dom Edson e membros do Apostolado da Oração da Capela Jesus Eucaristia, entregaram aos moradores um kit de higiene pessoal, que foi doado pela Comunidade da capela Jesus Eucaristia,  e Dom Orani deu uma bênção especial a todos os participantes, pedindo que também eles sejam portadores e transmissores da Paz que é fruto do Natal. 
Na sequência, Dom Edson presidiu a celebração da Palavra, falando sobre o Natal e a escolha do nascimento de Jesus junto aos pobres e em meio às dificuldades. Após a celebração todos foram para a quadra, onde Padre Laudares falou algumas palavras e abençoou os alimentos para o almoço. Ao final, na saída, Dom Edson e Padre Laudares distribuíram ainda kits de mochila da JMJ doados pela Paróquia e roupas para passarem o Ano Novo, além de um panetone para cada um, que foi doado por famílias da comunidade. A despedida ficou a cargo do Monsenhor Gustavo e do  Diácono Hélio, desejando a cada um pessoalmente um Feliz Ano novo, um 2015 com muita Paz e  Esperança de uma vida mais digna e mais humana.
Monsenhor Gustavo agradeceu a todos que de uma forma ou outra desde março de 2014 vem colaborando com amor e solidariedade todas as terças-feiras neste trabalho. “a todos e a cada um me resta pedir que o Menino Deus, possa Abençoar e proteger a vocês e todos de suas famílias por se doarem neste trabalho com os nossos irmãos em situação de rua. Que neste Ano da Esperança possamos continuar levando esses nossos irmãos a não perderem a esperança de um mundo mais justo e fraterno. Muito obrigado de coração e que o Bondoso Deus abençoe a Todos! Feliz Ano da Esperança”. Concluiu Mons. Gustavo Auler











Fotos: Educoimbra
Colaboração: Wallace Neto

Nenhum comentário: