SEJA BEM VINDO

sábado, 2 de novembro de 2013

MISSA DE FINADOS: "NASCEMOS PARA VIVER ETERNAMENTE"

Por: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá (claudiabrito@testemunhodefe.com.br) -
 JORNAL O TESTEMUNHO DE FÉ
“Nós temos uma certeza, que marca o dia de hoje, é que a vida não terminou aqui. A vida das pessoas falecidas continua, porque nascemos para viver eternamente”, afirmou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na missa do Dia de Finados, celebrada na manhã deste sábado, dia 2 de novembro, no Cemitério Ordem Terceira do Carmo, no Caju.

“A Palavra de Deus hoje nos fala da esperança, da confiança que temos em Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos conduz ao Pai. Somos sempre chamados a dar testemunho dessa certeza na vida eterna. Queremos recordar e orar pelas pessoas queridas que voltaram para a Casa do Pai, para que tenham os olhos purificados para contemplar a Deus. O fim da nossa vida não é o cemitério, mas estar com Deus”, disse o arcebispo.
Dom Orani falou sobre a comunhão que existe entre a Igreja Triunfante (Céu), Militante (Terra) e Padecente (Purgatório).


“Hoje, rezamos por todos os falecidos, não sabemos se eles estão na contemplação de Deus ou no Purgatório, mas acreditamos que Deus fará chegar as nossas orações a quem necessitar delas. Pela fé, queremos viver cada vez mais a esperança da vida nova, que começa aqui. Desejamos que um dia nossos olhos se abram para a eternidade feliz, para estarmos com o Senhor”, destacou.
O arcebispo ressaltou que pensar na vida eterna dá sentido à vida e motiva a luta por um mundo mais justo e humano.


“Quanto mais nos perguntarmos sobre o sentido da nossa vida, melhor viveremos o nosso dia a dia, fazendo o bem e construindo a fraternidade. Devemos lembrar que a vida tem uma dimensão que vai além da morte física. Enquanto aguardamos a ressurreição final, queremos manifestar ao mundo o valor da vida humana, desde a concepção até a morte natural”, observou.

No Rio, a coleta das missas celebradas nos cemitérios será doada para o Seminário Arquidiocesano. No final da celebração, Dom Orani agradeceu também as doações feitas para quitar as dívidas adquiridas para a realização da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Fotos: Gustavo de Oliveira

Nenhum comentário: