SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Congresso Universitário abordará mensagem do Papa durante a JMJ Rio2013

Por Jéssica Pinheiro, do Portal ArqRio



No encontro com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 (JMJRio2013), realizado em 28 de julho, o Papa Francisco se despediu dos jovens de modo pessoal e afetuoso, pronunciando palavras de coragem: "Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente." Inspirados pelas palavras do Santo Padre para que o projeto de Deus na vida dos jovens e a missão que eles realizam continue, as Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói promoverão, no dia 21 de setembro, de 8h às 13h, o Congresso Universitário Católico. O encontro será realizado na Igreja de Sant’Ana e terá como tema “Seja Revolucionário”.

O objetivo do Congresso é atender a necessidade de uma formação cristã dos universitários. Segundo o assessor de coordenação da Pastoral Universitária, Rodrigo Farias, o encontro será um momento de meditação e fé.

—  Faremos reflexões sobre o discurso do Papa Francisco na ocasião do encontro que ele teve com os voluntários da JMJ Rio2013. Cada um terá a liberdade de abordar o assunto, colocando sua visão de ser cristão no mundo e contando como é viver de forma cristã no meio Universitário, falou.

Além das palestras, ao final do Congresso, haverá uma Missa de Envio presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e animador da Pastoral Universitária, Dom Paulo Cezar.
O Setor Universitário trabalha a fé e a razão no meio acadêmico e atua em diversas universidades como, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Estácio e Cândido Mendes.

— Nós trabalhamos no meio acadêmico com muito debate e discussão, e essa questão da fé é muito questionada. Temos acompanhado esses núcleos universitários e percebemos que, depois da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 (JMJRio2013), eles precisam de uma base para se manter e propagar, concluiu Rodrigo.

Programação
7h - Chegada da equipe
8h - Chegada dos participantes
8h30min - Acolhida e Oração Inicial
9h - Abertura do Evento com Dom Paulo Cesar
9h10min - 1a reflexão sobre o tema –  Glória, Professora do Instituto Benjamin Constant
9h30min - 2a reflexão sobre o tema –  professor e médico da Faculdade de Medicina da UFRJ, Pedro Spineti.
9h50min -  Dinâmica
10h - Intervalo para o Café
10h30min - 3a reflexão sobre o tema –  Padre e professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da UFRJ, Ricardo Rezende.
10h50min - Divisão em Grupos de discussão sobre o Tema
11h45min - Plenária e Fechamento
12h30min - Missa de Envio celebrada pelo Bispo animador da Pastoral Universitária, Dom Paulo Cezar.

As inscrições estão sendo feitas na página do Setor Universidades no Facebook: facebook.com/setoruniversidadesrj

A Igreja de Sant’Ana fica localizada na Praça Cardeal Leme, 11, Centro.

Mais informações no telefone 2224-0710 ou pelo e-mail setoruniversidade.rj@gmail.com 

Nenhum comentário: