SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE APARECIDA SERÁ DIA 31 DE AGOSTO

Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese
A programação da Romaria começa às 6h30min, com a concentração na Tribuna do Papa. Às 7h será o inicio da recitação do terço, às 8h o deslocamento para o interior da Basílica e às 9h Missa presidida por Dom Orani seguida da recitação do terço e via-sacra.
Cada Vicariato estará responsável por uma parte da celebração. Enquanto a Via Sacra será organizada pelo vicariato Jacarepaguá e a procissão com a imagem de Nossa Senhora ficará a cargo dos jovens dos vicariatos Suburbano e Urbano, os vicariatos Norte, Sul, Oeste e Leopoldina serão responsáveis por cada um dos cinco mistérios da oração do terço.
A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.
Ao contrário do que talvez alguns pensem, a romaria é um deslocamento diferente do turismo comum, que objetiva conhecer pessoas, lugares e a história local. Antes, é uma atitude interior de busca de um encontro com Deus.

Nenhum comentário: