SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Universitários acolhem símbolos da Jornada


Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez/Pascom Vicariato Urbano

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em unidade com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e demais instituições do Estado, neste 11 de julho — data em que a Igreja no mundo inteiro se reuniu em oração pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) — congregou os universitários cariocas na sua Concha Acústica, no Maracanã, para a acolhida dos símbolos da Jornada. A Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora foram recepcionados por rapazes e moças que, representando a Pastoral Universitária da Arquidiocese, fizeram do momento de fé mais uma ocasião de preparação para a JMJ Rio2013.

- A nossa intenção principal, com este dia de intercessão pela Jornada, foi atender ao pedido de muitos jovens, que queriam se reunir numa grande campanha de oração. (...) A ideia era a de parar um momento e rezar pela Jornada. Essa concentração é importantíssima, porque a gente sabe que nenhum trabalho humano sem a intervenção de Nosso Senhor pode ir à frente. Por isso, estamos entregando, hoje, aonde quer que estejamos, esse trabalho que vem d'ele. Nós devolvemos a ele, nos colocando em missão, explicou o Diretor Executivo do Setor Preparação Pastoral e Catequese, Padre Leandro Lênin.

O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, partilhou sua alegria por a Instituição, que é laica, estar aberta à unidade com os cristãos, que tantos valores positivos acrescentam à sociedade:


- A tradição católica estabelece valores constitutivos de humanidade. A paz, a concórdia, o respeito... esses valores éticos são fundamentais, não só para a juventude, mas para o nosso país. Nós não somos uma instituição religiosa, somos uma instituição laica, mas nós devemos reconhecer que a tradição católica faz bem. Traz bem para a humanidade, traz bem para os nossos jovens. Então, para mim, a universidade acolher a paz, acolher a juventude é um dever, afirmou Ricardo Vieiralves.

Para o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, este momento em que as universidades dão as mãos para a preparação da JMJ Rio2013, diante dos símbolos da Jornada, é oportuno para que se perceba na cruz de Jesus o sentido da vida, já que ela convida à aspiração de valores maiores:

- A unidade entre as duas universidades mostra a dimensão da catolicidade, já que os princípios que norteiam a vida predominam, independente do público ou do privado. Aqui se quebra essa dimensão para uma dimensão mais transcendente, maior. (...)Todos nós defendemos a dimensão da ética. E isso mostra que o ensino susperior no Rio de Janeiro aspira valores maiores, contou Padre Josafá.

O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que foi presenteado pela UERJ com uma réplica da Cruz dos Jovens em tamanho reduzido, recordou que, neste dia de oração pela Jornada Mundial da Juventude, também se celebra São Bento, que, com a sua mística, soube, como jovem do seu tempo, ser referência para a sociedade.

- Estamos rezando para que os jovens de hoje sejam protagonistas desse mundo novo. Que nessa busca de querer algo novo para o país, no momento histórico que estamos vivendo, tenhamos na fé a nossa síntese para alcançar essas mudanças. (...) Que as universidades, enquanto instituição, ajude vocês nessas questões, para viverem e serem agentes de transformação deste mundo, desejou Dom Orani.

A festa universitária teve início com o show da banda Canto Novo e convidados, e contou com a participação do Bispo Auxiliar Dom Paulo Cezar Costa, que conduziu um momento de reflexão.



Galeria de fotos:







 











Nenhum comentário: