SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Símbolos da JMJ visitam Santuário de Fátima, Vicariato Jacarepaguá e Rocinha


Texto: Raphael Freire/Portal da ArqRio
Fotos: Gustavo de Oliveira / Raphael Freire

Peregrinando pela cidade do Rio de Janeiro desde o dia 6 de julho, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - Cruz e Ícone de Nossa Senhora - levam a paz e a esperança que vem de Deus a todos os lugares por onde passam, e neste décimo terceiro dia de peregrinação pela Cidade Maravilhosa não foi diferente. Iniciado com Laudes no Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Vargem Pequena, o cortejo com as relíquias deixadas pelo Papa Beato João Paulo II aos jovens seguiu para o Encontro do Clero, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes.

Acolhidos pelos sacerdotes e diáconos da Arquidiocese do Rio, os Símbolos da JMJ foram conduzidos até a Capela das Aparições - única réplica no mundo da Capela de Portugal onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos. Após a Oração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Edson de Castro Homem, Dom Luiz Henrique da Silva Brito e Dom Roque Costa Souza, pelo Reitor do Santuário, Cônego José Gomes, por Vigários Episcopais e demais sacerdotes presentes.

— Que a alegria do Senhor Ressuscitado esteja no coração de cada um de nós que estamos aqui e recebemos hoje, no Santuário de Fátima, os Símbolos da JMJ. Por onde passaram a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora levaram a juventude a ter consciência do seu protagonismo, de serem protagonistas desse tempo, e eu creio que esse é o grande fruto para nós que estamos dentro da Igreja... Que o jovem tenha consciência do seu protagonismo. Hoje esses sinais vêm aqui ao Santuário para o Encontro do Clero e eu agradeço a Deus por esta oportunidade e, desde já, agradeço também todas as paróquias e os padres que se engajaram na JMJ Rio2013. Fico muito feliz e agradeço a Deus por esse engajamento do Clero que participa deste momento confiando na intercessão de Maria, afirmou a Arcebispo.

Inspirado pelo Evangelho do dia (Mateus 11, 28-30), durante a homilia Dom Orani confirmou mais uma vez a consagração da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 a Nossa Senhora de Fátima.

— Neste dia entregamos nossos trabalhos a Deus pelas mãos de Maria, recordando que no dia 13 de maio eu tive a oportunidade de fazer o mesmo no Santuário de Fátima, em Portugal, e que hoje reitero aqui nossa consagração às vésperas da JMJ Rio2013. (...) Somos chamados a ter uma experiência com o Senhor apesar do nosso cansaço, das nossas limitações e fadigas, tendo a certeza que Ele nos dará o descanso, pois o seu jugo é suave e o seu fardo é leve, exortou.

Para o Capelão Militar da Marinha, Padre Ubiratã de Oliveira Araújo, o encontro do clero da Arquidiocese do Rio com os Símbolos da JMJ foi uma oportunidade dos sacerdotes e diáconos terem o seu momento de oração junto à Cruz e o Ícone de Nossa Senhora.

— O dia de hoje é muito importante, pois é um momento onde o clero pode se reunir como irmãos para louvar a Santa Cruz e pedir a intercessão da Virgem Maria porque nós estamos sempre muito atarefados com todas as atividades da Jornada, tendo em vista que as paróquias acolherão os peregrinos. Este é um momento do padre poder estar juntos aos Símbolos, se recolher e dizer: “obrigado meu Deus por esta proposta de trabalho”, além de pedir a Virgem Maria que interceda por este clero. É um momento muito dignificante e feliz para nós padres poder carregar esta Cruz e esse Ícone de Nossa Senhora, disse Padre Ubiratã.

O Ângelus também foi rezado no Santuário e, logo após, o cortejo com os Símbolos seguiu para as Igrejas Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus; Santa Luzia, na Gardênia Azul; e São João Batista, em Rio das Pedras. Todas as visitas foram acompanhadas pelo Bispo Animador do Vicariato Jacarepaguá, Dom Edson de Castro Homem e pelo Vigário Episcopal da região, Jan Kaleta.

— Para mim é uma emoção muito grande receber as relíquias que o nosso futuro Santo, o Papa João Paulo II deixou para a juventude. A emoção que eu estou sentindo é muito forte e essa experiência é única... Um grande momento de espiritualidade, ressaltou a jovem Mariana Paixão.

Depois de visitar as paróquias do Vicariato Jacarepaguá, os Símbolos da JMJ foram conduzidos pela equipe da Pré-Jornada até a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha. Recepcionados na entrada da comunidade por fiéis e moradores, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos na paróquia pelo Pároco, Frei James Luiz, que conduziu um momento de oração.

Finalizando o décimo terceiro dia de peregrinação pela cidade, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram levados até a Igreja da Candelária, onde participaram de uma Vigília pelos 20 anos do episódio que ficou conhecido como Chacina da Candelária, levando o conforto e a esperança que vem de Deus aos familiares das vítimas.


Galeria de fotos

















Nenhum comentário: