SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Símbolos da JMJ visitam Igreja Nossa Senhora do Parto e Alerj

Texto: Raquel Araujo/Portal da ArqRio

Em uma procissão evangelizadora pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude seguiram do Palácio São Joaquim, até a Igreja Nossa Senhora do Parto.  Pelo caminho, cânticos e orações embalaram a tarde desta quarta-feira, 17 de julho, décimo segundo dia de peregrinação dos ícones sagrados.

Antes de chegar à Igreja, os símbolos pararam em frente ao prédio onde atualmente localiza-se a segunda sede do Comitê Organizador Local da JMJ, para um momento de prece. Já na Nossa Senhora do Parto, os fiéis aguardavam ansiosos a chegada dos ícones enviados em missão pelo beato João Paulo II. A presença marcante dos símbolos chamou a atenção até mesmo dos que passavam pelas ruas.

- Cheguei ao Rio de Janeiro hoje de manhã, estava passeando pelo centro e me deparei com a cruz e com o ícone de Maria. É uma graça muito grande poder vê-los, afirmou a peregrina paraense, Giovana Mota.

Situação semelhante aconteceu com Maísa dos Santos que assiste às missas na Nossa Senhora do Parto em seu horário de almoço.

— Não é a primeira vez que toquei nos símbolos. Tive um primeiro contato com eles na Lapa, logo quando eles chegaram ao Rio e a sensação foi de que Jesus levava embora todos os meus problemas, minhas angústias. Hoje vim para a missa, como sempre faço, e descobri que a cruz e o ícone estavam aqui, contou.

Às 13h30min, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e animador do vicariato Urbano, Dom Pedro Cunha presidiu a Santa Missa. Durante a Homilia, Dom Pedro ressaltou o importante momento que a cidade está vivendo:

— Tenho certeza de que, após vivenciarem a JMJ, vocês nunca mais irão se esquecer. Quando vocês estiverem com sessenta, setenta anos, irão dizer: eu vivi aquele momento no Rio de Janeiro. E essa JMJ torna-se ainda mais especial porque ela está acontecendo dentro do ano da Fé, lembrou.

Após a celebração, os símbolos seguiram até o Buraco do Lume para que os fies pudessem tocá-los. Em seguida, os ícones da Juventude peregrinaram até a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

No saguão de entrada, o presidente da Comissão de Representação da JMJ, deputado Márcio Pacheco junto do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acolheram os ícones. Esteve presente também o deputado Paulo Melo, representando o presidente da Alerj e o secretário de Estado de Turismo, Ronald Azaro.

Segundo o deputado Márcio Pacheco, a presença dos símbolos da JMJ na Assembleia representam uma motivação para aqueles que trabalham no local:

— Eu, particularmente, me sinto muito honrado de poder receber estes símbolos aqui. Eles representam a força da Juventude e são uma motivação para que possamos continuar lutando por uma sociedade mais justa, afirmou.

Durante a passagem dos símbolos pela Alerj, Dom Orani realizou a Caminhada Missionária e convidou os presentes a vivenciarem a JMJ:

— A Jornada Mundial da Juventude é um evento positivo, pró ativo que permite uma maior vivência da fé. Por isso, convido a todos a estarem unidos neste trabalho tão bonito. Que a presença destes símbolos aqui marquem a vida de cada e que esse sentimento seja transmitido, concluiu.

Nenhum comentário: