SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Símbolos da JMJ: “Uma experiência grandiosa, uma grande dádiva de Deus”


Por: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Lethicia Jesus/Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa

Finalizando o terceiro dia da peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela cidade do Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram acolhidos com muito entusiasmo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, na Taquara.

— Recebemos, nesta noite, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, da JMJ, que já passaram por tantas terras, idiomas, realidades, momentos da vida dos cristãos, e que hoje visitam a nossa paróquia, juntamente com o nosso Bispo Dom Edson de Castro Homem. Isso tudo, para nós, é uma grande graça de Deus, afirmou o Diretor Executivo do Setor Atos Centrais da JMJ Rio2013 e Pároco Local, Padre Renato Martins.

Uma Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador do Vicariato Jacarepaguá, Dom Edson de Castro Homem, pelo Pároco, Padre Renato Martins, pelo Vigário Paroquial, Padre Júlio César Santos, e por demais sacerdotes da Arquidiocese do Rio. 

— Este é um momento de muita alegria e entusiasmo, mas devemos lembrar que a Cruz e o Ícone são sacramentais, por isso, aproveitem este momento para fazer a sua oração, para pedir a Deus pela sua vida, sua casa, seus familiares e pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013, exortou Padre Júlio Cesar.


Durante a homilia, Dom Edson de Castro Homem destacou que o Brasil já se chamou Terra de Santa Cruz, ao recordar que os portugueses trouxeram para nós a catequese e, dentro dessa temática, a simbologia da implantação da Santa Cruz, já que o Brasil teve início sob o altar da Santa Missa.

— Hoje, acolhemos dois Símbolos muito importantes para a nossa fé. Esse Ícone de Nossa Senhora é perfeito, porque é a mãe de Jesus que, em seus braços, segura para nós o Menino Deus. Maria nunca se separa de Jesus e Ele nunca se separa de Maria. Ao olharmos para a Cruz, lembramos que o Brasil também

já foi chamado Terra de Santa Cruz e que esta Cruz acompanha cada brasileiro batizado. Ela precisa sempre existir em nós, como um sinal do Cristo Ressuscitado, que nos faz vitoriosos da morte e do pecado, ressaltou Dom Edson.

Emocionados, os jovens paroquianos, que também serão voluntários durante a JMJ Rio2013, falaram sobre a experiência de acolher e tocar nos Símbolos deixados pelo Beato João Paulo II aos jovens de todo o mundo.

— Não temos palavras para expressar o que sentimos neste momento, ao acolher os Símbolos da JMJ, tão próximos do início da Jornada aqui, no Rio de Janeiro. A emoção deixa a gente sem palavras e é uma experiência grandiosa, uma grande dádiva de Deus ter a Cruz e o Ícone que já rodou o Brasil e o mundo inteiro, desde a primeira JMJ, aqui na paróquia. Estou verdadeiramente muito feliz, disse o paroquiano Caio Costa.

— É um momento incrível saber que o Papa Beato João Paulo II deixou estes Símbolos para nós, jovens, e que hoje eles estão aqui na nossa paróquia. É um presente de Deus receber esses Símbolos e um momento inesquecível. Estamos perto da JMJ Rio2013 e a nossa paróquia é abençoada com esta visita, estamos muito felizes com este presente, concluiu a jovem Roberta Machado.

Nenhum comentário: