SEJA BEM VINDO

terça-feira, 16 de julho de 2013

Símbolos da JMJ reúnem fiéis e escolas católicas na Basílica da Imaculada Conceição



Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: ARQRIO


Na tarde desta segunda-feira, 15 de julho, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram recepcionados com muita fé, emoção e alegria pelos fiéis da Basílica da Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo, e por representantes e alunos das escolas católicas do Rio de Janeiro. A ocasião marcou também o início da exposição sobre a jovem carioca Serva de Deus, Odette Vidal de Oliveira (Odetinha), cujo processo canônico foi iniciado em 18 de janeiro deste ano.

Presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Pedro Cunha Cruz, pelo Pároco Local, Cônego Marcos William Bernardo, e por demais sacerdotes da Arquidiocese. Durante a homilia, Dom Orani destacou que aqueles que conhecem a vida de Odetinha conseguem enxergar a sua resposta e testemunho ao amor de Deus, algo que o Papa Beato João Paulo II desejou que a juventude também tivesse ao entregar os Símbolos da JMJ aos jovens.

— Hoje, dentro desta peregrinação com os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, nos encontramos com os jovens das escolas católicas numa Igreja que conserva os restos mortais da Odetinha e creio que, com isso, unimos o significado da chegada dos Símbolos com o exemplo da vida desta nossa querida Serva de Deus, que agora também tem uma exposição sobre a sua vida. Quem conhece a vida da Odetinha consegue ver a sua resposta e testemunho ao amor de Deus, algo que o Papa Beato João Paulo II desejou que a juventude também tivesse ao entregar os Símbolos da JMJ aos jovens, esperando que a juventude tivesse uma vida voltada ao Senhor e que pudessem anunciar com a Cruz e o Ícone, Jesus Cristo Ressuscitado junto à Maria, recordando que Jesus deu a sua Mãe como nossa Mãe. (...) Quando o Papa João II criou a JMJ estava pensando na juventude que tem que construir o presente e o futuro, e entre os vários legados sociais, ecológicos, financeiros, religiosos, de saúde, entre outros, o maior deles é justamente o grande legado da esperança, e peço a Deus que o contágio jovem dos vários idiomas e raças contagie todos nós nesta construção de um mundo mais justo, fraterno e de paz, afirmou Dom Orani.

Após a Missa, os fiéis da Basílica da Imaculada Conceição, juntamente com representantes e alunos das escolas católicas do Rio de Janeiro, peregrinos de outros países que já chegaram à cidade e voluntários da JMJ Rio2013 seguiram em procissão com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora até as areias da Praia de Botafogo, onde rezaram o Terço.

— Está sendo emocionante acolher os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude e mais ainda sediarmos este evento aqui no Rio de Janeiro, pois nós nunca esperávamos que a cidade fosse realizar esta grande peregrinação e, de repente, ela é escolhida e isso é muito emocionante, ressaltou a jovem Gabriela Freire, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, que participará pela primeira vez de uma Jornada e atuará como voluntária da JMJ Rio2013.

— É uma grande emoção participar deste momento único em nossa Arquidiocese e estar aqui nesta procissão na Praia de Botafogo com os Símbolos e os peregrinos da JMJ. Estou numa felicidade só, disse empolgada a paroquiana da Basílica da Imaculada Conceição, Andressa Saraiva Guedes, que coordenará as Catequeses da JMJ Rio2013 na Igreja.

Para finalizar o décimo dia da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pela cidade, o cortejo com a equipe da Pré-Jornada e da Arquidiocese do Rio seguiu para o Colégio São Paulo, em Ipanema, onde foi realizada a Pré-Estréia do Filme JMJ: “World Youth Days”.


* Foto: ARQRIO    

Nenhum comentário: