SEJA BEM VINDO

sábado, 20 de julho de 2013

Símbolos da JMJ peregrinam pelo Vicariato Suburbano


Texto e foto: Raquel Araujo/Portal ArqRio


O décimo quarto dia de peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela cidade sede, foi marcado pela visita ao Vicariato Suburbano. A primeira parada desta sexta feira, 19 de julho, foi a paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, que acolheu os ícones sagrados com queima de fogos e badalar de sinos.  A Eucaristia, dedicada aos enfermos foi celebrada pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Edson de Castro Homem e contou com a presença de autoridades responsáveis pelo Hospital Carlos Chagas, localizado ao lado da Paróquia:

Durante a Homilia, Dom Edson ressaltou Maria como exemplo de misericórdia e exortou os presentes a seguirem seu exemplo:

- A misericórdia é o maior dos sacrifícios porque o amor precisa ser provado através da misericórdia. Todos nós podemos, pela graça que nos move, ser um pouco mais misericordiosos. Nós invocamos Maria, nesse belo ícone que nos é apresentado com o menino Jesus nos braços, como aquela que também é a Mãe de Misericórdia. Jesus nos ensinou: “bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia”. Não podemos nos esquecer disso porque, hoje em dia estamos perdendo a sensibilidade, afirmou.

Após a celebração, os fiés seguiram em procissão com os ícones até a frente do Hospital Carlos Chagas, onde houve a Oração do Ângelus.

Irmã Maria Lauritta veio do Chile junto com outros dez membros consagrados de sua comunidade: Madre Del Pueblo de Dios. Hospedados na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e contando os dias para o início da Jornada Mundial da Juventude, a irmã ressaltou a felicidade em poder tocar nos símbolos sagrados:

- É uma emoção muito grande porque todos compartilham a mesma fé e os jovens que atendemos em nosso movimento são muito carentes, com poucos recursos. Nos esforçamos um ano para trazê- los para a Jornada, é emocionante. Ao ficar diante dos símbolos, pedi pelas vocações. Somos de um movimento relativamente novo e necessitamos de muitas vocações, disse.

Já na Paróquia São Sebastião, em Deodoro - segunda visita desta sexta-feira - paroquianos e membros das comunidades vizinhas aguardavam ansiosos a chegada dos símbolos da JMJ.

Cânticos e bandeiras nas cores da Jornada deram um toque especial à acolhida da cruz e do ícone de Maria. Moradora de Anchieta, Flávia Maria Bastos chegou cedo a Deodoro para ver os símbolos:

- Moro em Anchieta e não poderia deixar de vir. Não sei nem como explicar a felicidade que este momento trás. Espero que estes símbolos e tudo o que eles representam, cheguem aos corações dos jovens, principalmente dos que estão afastados da Igreja. Deus é maravilhoso e, tenho certeza de que eles irão perceber isto quando forem tocados por Ele, pediu.

Festa em Vila Valqueire

Às 15h, o Terço da Misericórdia foi transmitido ao vivo pela Rádio Catedral diretamente do Santuário da Divina Misericórdia. Os símbolos da JMJ também estiveram no local e abençoaram os presentes.

O Santuário, assim como a cruz e o ícone da juventude tem uma intima relação com o Beato João Paulo II. Foi ele que instituiu, no ano de 2000, a Festa da Divina Misericórdia, ao decretar que segundo domingo da Páscoa passaria a chamar Domingo da Divina Misericórdia. Coube também ao então Papa João Paulo II, a canonização de Santa Faustina.

A coordenadora da Pastoral Familiar do Santuário, Ana Lúcia Santos, destacou que a presença da cruz e do ícone trazem união para as famílias:

- Ver a minha família trabalhando para a Jornada e podendo receber os símbolos aqui na nossa comunidade, de coração aberto, é tudo de bom. É um dos retornos que podemos dar enquanto família, ao Senhor que faz tantas graças. E para a Pastoral Familiar, creio que os símbolos podem trazer essa união para as famílias. Às vezes passamos por tantas dificuldades, mas a fé em Jesus Cristo reconstrói, testemunhou.

Benção aos motoqueiros

No início da manhã, o padre capelão dos fuzileiros Navais, padre Érico Pitágoras abençoou as motos as vinte e duas motos dos fuzileiros navais. A escolta acompanha os símbolos da JMJ desde a chegada ao Rio de Janeiro e também atuará nos dias da Jornada Mundial da Juventude.

Ao longo de seus 64 anos de existência, o Pelotão de Motociclistas dos Fuzileiros Navais realiza escoltas para proteção de comboios militares e também de autoridades. Foram eles que realizaram a escolta do Papa João Paulo II quando este esteve no Rio de Janeiro em 1980 e em 1997. O Pelotão pertence à Companhia de Polícia do Batalhão Naval.


Nenhum comentário: