SEJA BEM VINDO

domingo, 21 de julho de 2013

Símbolos da JMJ participam da Missa do Rio Celebra e visitam unidades do Degase

Texto e fotos: Raphael Freire/Portal ArqRio

Iniciando o décimo quinto dia de peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro, o cortejo com os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) saiu da Paróquia São Benedito, em Pilares, na manhã deste sábado, 20 de julho, e seguiu para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Eucaristia.

Transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral FM106,7, a Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar e Animador do Vicariato Leopoldina, Dom Roque Costa Souza, pelo Vigário Episcopal da região, Padre Alex Siqueira, pelo Pároco, Padre Gilvan André, pelo Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, e diversos sacerdotes da Arquidiocese.

Já no espírito da JMJ Rio2013, a liturgia da Missa foi realizada em diversas línguas, com a proposta de que voluntários e peregrinos vindos dos mais diversos países também participassem ativamente da celebração sentindo-se em casa. Inspirado pelo Evangelho do dia (Mateus 12,14-21), Dom Orani destacou a missão de todos os cristãos, a consequência da adesão a Palavra e ao projeto de Deus, e a confiança no Cristo Ressuscitado que liberta e vence a morte.

— A Palavra de Deus recorda para todos nós a nossa missão em Cristo Jesus e a importância de levarmos também esta Palavra a todas as pessoas, pois esta é a nossa missão como discípulos de Jesus. Por outro lado, a missão daqueles que seguem a Deus desperta a perseguição de muitos que tentam calar Jesus e este aspecto também faz parte da nossa caminhada, mas o Senhor nos ajuda e nos liberta de todos os males. De um lado a nossa vocação é fazer o bem, levar a paz e a vida para todos, e por outro lado sempre teremos aqueles que querem calar o Cristo, mas é importante ressaltar que todo o trabalho da Igreja não se faz sem cruz. Esses aspectos nós experimentamos a cada dia, mas com eventos maiores como a JMJ Rio2013 isso se visibiliza de forma grandiosa e aparece com muita clareza, mas tudo o que nós fazemos é para que a vida aconteça, afirmou Dom Orani. 

Ainda durante a homilia, o Arcebispo recordou que a Semana Missionária, que vem sendo realizada em todas as Arquidioceses e Dioceses do país, é um grande trabalho missionário que todo o Brasil vem realizando.

— Durante esta semana todas as dioceses e paróquias do Brasil vivem a Semana Missionária e nós abraçamos todos que estão atuando e trabalhando neste projeto. Toda a nossa pátria, nossa nação e nosso país numa grande missão continental, missão permanente, que todo esse trabalho da JMJ Rio2013 despertou. Aqui na sede da Jornada, neste Santuário Mundial da Juventude, no lugar da Semana Missionária temos a missão de peregrinar com os Símbolos da JMJ que foram recepcionados há quinze dias e está percorrendo toda a nossa Arquidiocese. Este é um belo momento que nós vivemos no país todo e aqui na Paróquia Nossa Senhora Aparecida queremos pedir por todas as paróquias e dioceses que realizam a Semana Missionária, disse Dom Orani.

As jovens paroquianas Isabelle Faria e Daiene Marins falaram sobre a experiência de acolher as relíquias deixadas pelo Papa Beato João Paulo II na comunidade.

— É maravilhoso estar recebendo a visita da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora e acolher os peregrinos. É maravilhoso ver pessoas de todos os lugares do mundo vindo aqui para o Rio de Janeiro participar desta grande peregrinação com o Papa Francisco, destacou Daiene.

— É realmente muito emocionante acolher os símbolos da JMJ principalmente nesta época em que estamos finalizando a Semana Missionária aqui na nossa paróquia e prestes a iniciar a Jornada Mundial da Juventude em nossa Arquidiocese. Esses momentos são um fortalecimento para a nossa fé, concluiu Isabelle. 

Símbolos da JMJ visitam e acolhem jovens privados de liberdade

Após a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos pela equipe da Pré-Jornada até os Centros de Socioeducação Gelso de Carvalho Amaral (CENSE-GCA) e Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE-ACGC) – unidades do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) –, também na Ilha do Governador.

— Ao entregar esses Símbolos à juventude o Papa João Paulo II disse aos jovens que os levassem por todos os lugares onde fossem e espero que esta visita da Cruz e do Ícone da JMJ as unidades do Degase seja um momento celebrativo e que todos possam vivenciar este momento, disse Dom Orani João Tempesta.

Acompanhando a peregrinação pelos centros de socioeducação, o Bispo Auxiliar e Responsável pela Pastoral Carcerária da Arquidiocese, Dom Pedro Cunha Cruz, levou uma mensagem de fé e esperança a juventude privada de liberdade, e afirmou que a Igreja aposta todo o projeto evangelizador também nos jovens que se encontram nas instituições.

— Ao ver vocês entrarem com a Cruz e com o Ícone de Nossa Senhora lembrei uma frase de Santa Teresinha do Menino Jesus que dizia: “O sol quando brilha não se esquece daquela florzinha que está no canto”. O que Santa Teresinha queria dizer é que mesmo com as árvores enormes e com todos os obstáculos o sol também brilha para aquela florzinha pequena, e este é o grande significado desses Símbolos virem aqui visitar e acolher cada um que aqui está, pois vocês são os jovens de hoje e é em vocês que nós apostamos todo o projeto evangelizador da Igreja, afirmou. 

Além de acompanhar a peregrinação, Dom Pedro presidiu os momentos de oração nas duas unidades do Degase e o Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, exortou os jovens para que não deixassem de rezar junto aos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

— Com esta visita nós queremos que vocês tenham um momento para rezar e tocar nestes Símbolos especiais confiando a oração e a vida de vocês nas mãos de Jesus Cristo e de Maria, destacou Padre Jefferson.

Seguindo a orientação do sacerdote, num momento de muita emoção e com lágrimas nos olhos, os jovens tocavam na Cruz e no Ícone de Nossa Senhora e rezavam acompanhados dos funcionários, que também participaram do momento de oração.

Finalizando este décimo quinto dia de peregrinação, o cortejo com os Símbolos da JMJ chegarão às 19h30min, na Quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, onde uma Missa será presidida por Dom Orani João Tempesta. De Padre Miguel, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ficarão em vigília na Paróquia de Sant’Ana, em Campo Grande.



Galeria de fotos:


Nenhum comentário: