SEJA BEM VINDO

domingo, 14 de julho de 2013

Símbolos da JMJ levam esperança aos Complexos da Penha e do Alemão


Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Gustavo de Oliveira 

Finalizando o oitavo dia de peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pela cidade do Rio de Janeiro, o cortejo com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguiu, na tarde do último sábado, dia 13 de julho, para os Complexos da Penha e do Alemão, levando esperança aos moradores de diversas comunidades.

Iniciando a peregrinação pela Vila Cruzeiro, na Penha, a equipe da Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, juntamente com voluntários e fiéis da Arquidiocese, foram acompanhados pelo Vigário Paroquial da Paróquia Bom Jesus da Penha, Padre Damião Silva, que conduziu a grande procissão da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora pelas Capelas São José, São Vicente e Nossa Senhora Aparecida.

A jovem Rayama Gonçalves, da Paróquia Jesus Sacramentado, trabalhará como voluntária nas catequeses e destacou que a Jornada Mundial da Juventude traz uma motivação especial, pois faz com que todos os cidadãos participem mais ativamente da Igreja.

— Este é um momento muito emocionante, pois vemos muitas pessoas se mobilizando em prol da evangelização. Geralmente as pessoas acham que a Igreja Católica e seus fiéis só ficam dentro da Igreja, que nós só vamos a Missa, e com a peregrinação dos Símbolos e a JMJ Rio2013 todos começaram a se movimentar e querem fazer parte deste momento da história, e eu dou graças a Deus por isso porque o Espírito Santo está renovando e fazendo novas vocações, e isso é muito bom, disse Rayama.

Depois de passar pelas capelas do Complexo da Penha, os Símbolos entregues pelo Papa Beato João Paulo II aos jovens foram conduzidos até o Alemão, onde peregrinaram pelas Igrejas Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Nossa Senhora das Graças e São Joaquim e Sant’Ana. 

— Com muita alegria recebemos aqui na paróquia a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Hoje, com certeza, Deus passou por aqui abençoando e libertando muitos jovens. Esses Símbolos da JMJ são a expressão da nossa fé e a gente percebe isso na caminhada dessas relíquias, pois onde esses Símbolos passam vemos a expressão de felicidade no rosto das pessoas e aqui no Complexo do Alemão não é diferente, estamos muito felizes porque fomos e somos privilegiados de receber esses Símbolos, afirmou o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Padre Gerônimo Pessanha de Almeida.  

Emocionada, a jovem paroquiana Ana Paula Garcia falou sobre a emoção de acolher os Símbolos da JMJ em sua paróquia.

— Sou voluntária do Setor Pré-Jornada e é um orgulho muito grande ter a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora aqui na minha paróquia. Todos nós estamos muito emocionados, gratos e felizes por estar aqui neste momento único em nossa vida, ressaltou.

Uma grande procissão com os Símbolos tomou conta das ruas e vielas do Complexo do Alemão e, na Praça do Conhecimento, os fiéis puderam testemunhar a sua fé através da poesia, da música, da dança e de muita oração.

— Este momento de acolhida dos Símbolos da JMJ é muito importante, pois a Jornada Mundial da Juventude será um grande momento dos jovens aqui no Brasil e, de modo particular, no Rio de Janeiro, e eu acho que a juventude precisa é disso... Precisa caminhar com Deus, concluiu o jovem Tiago Otálio, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Nenhum comentário: