SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Emoção marca passagem dos símbolos pelo INCA IV



Texto: Raquel Araujo/Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Rosana Porto/Pascom Perpétuo Socorro

Na manhã desta terça-feira, 16 de julho, décimo primeiro dia da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, cruz e ícone seguiram até o Instituto Nacional do Câncer IV, no Grajaú, onde foram acolhidos por funcionários, membros da pastoral da saúde e paroquianos da região.

Após a Celebração Missionária, o ícone de Nossa Senhora visitou os seis andares do Hospital levando a presença mariana para os enfermos.  O INCA IV é uma unidade de cuidados paliativos, responsável pelo atendimento integral aos pacientes portadores de câncer avançado, sem possibilidades de cura. O local foca seus serviços na melhoria da qualidade de vida dos enfermos e atende por mês cerca de mil e cem pessoas. A diretora da instituição, doutora Cláudia Naylor, ressaltou que a passagem dos símbolos pelo INCA IV é um sinal de conforto:

— O fato dos ícones virem aqui, neste momento tão importante é uma oportunidade única para os doentes, funcionários e familiares. Essa emoção fica no astral, na energia de todo mundo. Foi um momento muito importante, principalmente a subida para as enfermarias. Esta disponibilidade da Arquidiocese em deixar o ícone ser visto por cada um deles, não tem terapia, não tem prescrição medica, não tem cuidado de enfermagem que faça mais diferença que isto. Com certeza foi um dia especial que fará a diferença na unidade, afirmou a diretora.

Enquanto o ícone de Nossa Senhora visitava o prédio, a cruz ficou exposta na praça interna da unidade para um contato com os visitantes. Segundo a paroquiana da Perpétuo Socorro, no Grajaú, Maria Aparecida Louzada, os símbolos da JMJ são a prova de que não há fronteiras para o amor de Deus:

— A Jornada é algo que nos impulsiona a acreditar em um mundo novo. Os ícones vem dar uma força muito grande e uma esperança de que podemos vencer qualquer coisa, de que nossos sonhos não são impossíveis e que não há limites nem fronteiras para o amor de Deus acontecer. Que o Senhor abençoe cada pessoa que vai participar da JMJ e que Ele abrace essas pessoas de uma forma muito especial, levando a paz, a esperança, o amor e a fraternidade para que possamos fazer um mundo novo a partir da Jornada, exortou.

Semanalmente a Igreja Católica se faz presente no cotidiano daqueles que estão passando por tratamento no INCA IV. Toda a terça-feira, uma equipe de assistência religiosa leva a Palavra de Deus ao coração dos enfermos e um conforto espiritual aos familiares. O coordenador vicarial da Pastoral da Saúde, Dejair Borges fez um balanço da visita dos ícones pelo Instituto:

— Receber essa cruz aqui foi o máximo para a gente, foi muito gratificante. Pude perceber que muitas pessoas se sensibilizaram com este contato. Foi um momento muito bonito e muito marcante para a vida de cada um, disse.

Em seguida, os ícones seguiram para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde, às 15h houve a oração do Terço da Misericórdia, seguida de uma Missa com a benção dos voluntários. 

Nenhum comentário: