SEJA BEM VINDO

sábado, 13 de julho de 2013

De braços abertos, Cristo Redentor acolhe os Símbolos da JMJ

 
Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Foto: Gustavo de Oliveira 

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, o Rio de Janeiro – conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, entre as montanhas e o mar – tem o Santuário Cristo Redentor como um cartão postal da cidade. No início da tarde desta sexta-feira, 12 de julho, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) visitou o Santuário, que funcionará durante 24h nos dias da JMJ Rio2013 – de 23 a 28 de julho.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, juntamente com o Reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, e o Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, rezou o Ângelus aos pés do monumento acolhendo todos os voluntários e peregrinos do Brasil e de outros países que já começam a chegar à cidade para a grande peregrinação dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco.  

— Esse é um momento muito significativo para o Rio de Janeiro e eu quero dar as boas vindas a todos que estão aqui no alto do Corcovado aos pés do Cristo Redentor. Mais de 175 nações já começam a chegar à cidade e aqui, neste lugar de tantas visitações, tantas esperanças, e por onde passam representantes de tantas nações, nós queremos aos pés do Redentor colocar a juventude do mundo para que vindo ao Rio de Janeiro para a JMJ eles possam ter um encontro com o Cristo Ressuscitado. (...) Depois de percorrerem todo o Brasil os Símbolos chegam aqui no alto do Corcovado tornando esta visita um momento histórico. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegam a nossa capital trazendo todo o entusiasmo dos jovens e por onde passaram levaram a juventude a rezar e se comprometer na construção de tempos melhores tornando seus sonhos realidade, afirmou Dom Orani.

As voluntárias da Jornada Mundial da Juventude de Madri, realizada em 2011, María Martín Maroto e Patricia Armada Cornet, já chegaram ao Rio de Janeiro e participarão como peregrinas da JMJ Rio2013. Pela primeira vez no Cristo Redentor, as peregrinas destacaram a beleza do monumento e a expectativa para a Jornada Mundial da Juventude e a vigília com o Papa Francisco. 

— É uma emoção muito forte estar aqui no Cristo Redentor junto com os Símbolos da JMJ porque nós não tivemos a oportunidade de tocar na Cruz e no Ícone de Nossa Senhora em Madri e aqui no Rio nós já carregamos por duas vezes. Verdadeiramente é uma graça de Deus, disse Patricia Cornet.

— O Cristo Redentor é muito bonito, muito impactante e muito lindo. O Rio de Janeiro como um todo é uma cidade muito linda. Nós estamos com as Irmãs Missionárias da Caridade e durante a JMJ Rio2013 vamos fazer um trabalho missionário na comunidade de Manguinhos. Estou muito animada, em especial, aguardando a vigília com o Papa Francisco, pois em Madri foi o momento que mais marcou meu coração, contou María Maroto.

Após a oração do Ângelus a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ainda permaneceram por alguns instantes no Cristo Redentor para a veneração dos fiéis. Em seguida os Símbolos foram levados pelo cortejo até a Casa do Padre e o Seminário Arquidiocesano São José, no Rio Comprido.

Nenhum comentário: