SEJA BEM VINDO

terça-feira, 16 de julho de 2013

Arquidiocese do Rio compõe música oficial para acolher Papa Francisco


Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Colaboração: Thiago Amorim Carvalho

Quem não se lembra das canções “João de Deus” e “Bendito o que vem em nome do Senhor”, compostas para receber os Papas João Paulo II e Bento XVI, respectivamente, aqui no Brasil? Para homenagear o Papa Francisco não poderia ser diferente e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, através do Setor de Música do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM), preparou a canção “Papa Francisco, Abençoa!” para acolher o Pontífice.

De acordo com o produtor musical e compositor da canção, Paulo Lima, a inspiração de fazer uma música para saudar o Santo Padre surgiu no dia em que o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi nomeado Papa Francisco, tendo como característica principal sua brandura e humildade para com o povo de Deus.

— No dia da nomeação do Papa Francisco nós estávamos trabalhando aqui no Vicariato e ficamos muito sensibilizados com a simplicidade e empatia do Santo Padre. Dentro deste contexto o responsável pelos eventos de massa da Arquidiocese, Padre Omar Raposo, pediu que compuséssemos uma música para que o povo cantasse e pudesse desta forma homenagear o Pontífice, e logo resgatei esta imagem do Papa Francisco abençoando o povo e os jovens, neste momento que vai marcar todos nós que é a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, contou.

Autor de canções conhecidas como: “Jovens Abençoados” e “Mãe Aparecida”, que fazem parte do CD “No coração da Jornada”, entre outras músicas dentro do segmento católico, Paulo Lima ressaltou que a letra e a melodia da música “Papa Francisco, Abençoa!” foi um presente do Espírito Santo.

— Às vezes a gente pensa: vou parar e fazer uma música. Mas eu pedi a Deus para fazer esta canção, orei para que Ele me desse à inspiração e um dia em casa minha esposa perguntou: “e aí, a música já saiu?”, e mais uma vez veio à imagem do Papa abençoando, uma confirmação do Espírito Santo para aquilo que já vinha pensando e a música ficou pronta, disse.

Paulo Lima destacou ainda que um clip oficial da canção, interpretada por Padre Omar Raposo e Banda Cristo Redentor, está sendo preparado a pedido do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Além disso, com a proposta de difundir a música entre todos os fiéis da Arquidiocese e peregrinos que virão participar da JMJ Rio2013, um CD promocional com distribuição limitada será reproduzido – 1000 cópias – e o áudio, letra, partitura e cifras da canção ficarão disponíveis na internet para download.

— A música é um grande instrumento de evangelização e eu me sinto estimulado a contribuir com as minhas composições, além de valorizar os músicos da nossa Arquidiocese e demais músicos católicos. Dentro de um futuro próximo iremos estabelecer projetos em que os artistas católicos se sintam amparados e estimulados a levar a Palavra de Deus através da música. (...) Quem canta reza duas vezes, dizia Santo Agostinho, portanto, ao cantar “Papa Francisco, Abençoa!” temos o desejo de nos sentirmos abençoados duplamente, esperando que o nosso Papa possa sentir o grande amor que temos por ele e por sua missão de ir evangelizar em todos os cantos da terra, concluiu Paulo Lima.







PAPA FRANCISCO, ABENÇOA!
PADRE OMAR E Banda Cristo Redentor
Autor: Paulo Lima

Abençoa, Abençoa, Abençoa este povo que te ama.
Abençoa, Abençoa, Papa Francisco o teu povo Abençoa.


1 – FEITO OVELHAS REUNIDAS NO APRISCO,
TE SAUDAMOS, Ó PAPA FRANCISCO!
SÊ BENVINDO À TERRA DE SANTA CRUZ,
JESUÍTA, CRISTO É A TUA LUZ.

Abençoa, Abençoa, Abençoa este povo que te ama.
Abençoa, Abençoa, Papa Francisco o teu povo Abençoa.


2 – NO ENCONTRO COM O CRISTO REDENTOR,
NOSSOS JOVENS TE ACOLHEM COM AMOR.
COM MUITA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE,
Ó BOM PASTOR, DÁ- NOS PAZ, FRATERNIDADE.
                                                                                                                     
En Español:
Bendice, Bendice, Bendice a este pueblo que te ama.
Bendice, Bendice, Papa Francisco Bendice a tú pueblo.


In English:
PLEASE BLESS US, PLEASE BLESS US, PLEASE BLESS
the PEOPLE WHO TRULY LOVE YOU
PLEASE BLESS US, PLEASE BLESS US,
 POPE FRANCIS  BLESS  YOUR PEOPLE

2 comentários:

Unknown disse...

lindíssima canção. com toda certeza irá pegar, inclusive já estou divulgando o máximo que posso. abraços

Unknown disse...

lindíssima canção. com toda certeza irá pegar, inclusive já estou divulgando o máximo que posso. abraços