SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 27 de maio de 2013

"Nós somos um milagre!"



Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez, Pascom do Vicariato Urbano

A Semana Eucarística, em preparação à Festa de Corpus Christi, reuniu a Pastoral da Pessoa com Deficiência (cegos, surdos, cadeirantes e deficientes intelectuais) para uma hora santa em adoração a Jesus Eucarístico, no último domingo, 26 de maio.

Presidido por seu assessor eclesiástico, Padre Roberto dos Santos Pereira, assessorado pelo Diácono José Ferreira, esse tempo de oração congregou comunidades da Arquidiocese e, pela primeira vez, membros do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua.

De acordo com o Secretário Nacional da Pastoral, César Bacchin, neste ano houve uma participação ainda maior dos membros graças ao uso das redes sociais para a divulgação do encontro.

— Este ano tivemos uma participação mais intensa dos cegos, das pessoas cadeirantes, do movimento FCD e do movimento de pessoas com deficiência intelectual. (...) Foi uma experiência inédita e uma coisa muito linda e emocionante para todo mundo, contou.

Os Membros da Pastoral participaram ativamente do roteiro proposto para a ocasião, tendo a possibilidade de apresentar trabalhos desenvolvidos por suas comunidades que fizeram o contra-ponto entre situações de pecado e formas de lutar contra esse mal, que destrói o interior do homem, suas relações interpessoais e a sociedade.

Durante a homilia, Padre Roberto lembrou aos participantes, que atentos a ele e aos intérpretes de sinais ansiavam pela mensagem da Palavra de Deus, sobre a importância da vivência da unidade e sobre o valor que cada um possui dentro da sociedade:

— Nós somos um milagre! Em Jesus Cristo, nós somos vitoriosos. (...) O impossível, Deus quer fazer na minha e na sua vida. Mas isso, a gente tem que deixar. Tem que abrir o coração. (...) O nosso Deus pode todas as coisas, enfatizou.

Irmanados pelos pés, para a oração do Pai Nosso na linguagem dos sinais, os membros da Pastoral emocionaram os que podem ouvir. Aquele testemunho de unidade falou muito aos corações:

— Olhamos para eles, com tantas dificuldades a serem vencidas no dia a dia, devido às deficiências que possuem, e refletimos sobre nossa própria forma de viver. Vemos neles alegria, unidade e fé e isso nos leva a questionar se estamos, como eles, sabendo viver e testemunhar a nossa fé, partilhou Alice Rodrigues.

Na parte da tarde, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua recebeu ainda os Ministérios e serviços ligados à Liturgia (Acólitos, Liturgia, Ministério da Consolação e Esperança, Ministério do Acolhimento, Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística, Ministério da Visitação, Música) e a Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento para as suas horas santas, em preparação a Corpus Christi. Assim como, no sábado à noite, 25 de maio, foi a vez dos membros da Adoração Noturna se colocarem aos pés de Jesus Eucarístico.


















  










 


Nenhum comentário: