SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Trezena de São Sebastião: testemunho do padroeiro por toda a cidade

Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva 



Pelo quarto ano consecutivo, janeiro se caracteriza como um momento de união entre toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro, quando o padroeiro da cidade, São Sebastião, visita os sete vicariatos levando consigo um testemunho de fé e esperança. Neste ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) não poderia ser diferente. Os treze dias de peregrinação do Santo Mártir começaram nesta segunda-feira, 7 de janeiro, quando a imagem missionária deixou a Catedral Metropolitana do Rio rumo ao Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Na Instituição, a Imagem peregrina foi recebida pelo Capelão da Irmandade São Crispim e São Crispiniano, Padre Luiz Roberto Gomes Martins, e seguiu para uma visitação ao Espaço Ecumênico do INCA, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, realizou um momento de oração. Em seguida, o Pastor visitou algumas alas do hospital, levando às crianças e adolescentes enfermos o testemunho de São Sebastião.

O Diretor Geral do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santani, ressaltou a alegria de receber a imagem peregrina no INCA:

- Esta já se tornou uma visita tradicional. Não é a primeira vez que a Arquidiocese do Rio inicia ou ao longo da trezena de São Sebastião, visita o INCA. Para nós, é uma satisfação muito grande porque (...) essa é uma visita pastoral, por meio da qual o Arcebispo faz não só a sua passagem pelas enfermarias, mas também dá a sua benção e é muito bem recebido pelos pacientes, não só por aqueles que são católicos, afirmou.

Durante a celebração missionária, realizada no auditório do hospital, Dom Orani agradeceu pelos anos de serviço do INCA e pelo bem que a Instituição fez até hoje. O Arcebispo destacou o tema da trezena de São Sebastião 2013 - “São Sebastião, irmão na fé: acolhei-o” – como um convite às pessoas abrirem seus corações para a mensagem de Cristo. Ele afirmou ainda que, neste ano em que o Rio de Janeiro irá receber a Jornada Mundial da Juventude, a trezena também recorda a necessidade da acolhida aos peregrinos.


- Nós somos chamados a sermos acolhedores, a acolher a mensagem, o testemunho de São Sebastião e, como consequência, sermos um povo acolhedor. Ao mesmo tempo, temos a certeza de que São Sebastião nos exorta a seguirmos o seu exemplo e recebermos de braços abertos os jovens que virão ao Rio de Janeiro, como peregrinos durante a JMJ Rio2013. Então, o tema da trezena deste ano recorda a necessidade de a Igreja ser acolhedora e nos chama a abrirmos nossas casas, apartamentos, escolas para acolhermos os jovens que estão se preparando para vir ao Rio de Janeiro.

Voluntária do Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual (NAVE) do INCA, Maria Helena Soares dedica duas horas do seu dia ao atendimento espiritual dos enfermos no Instituto Nacional de Câncer. Junto do marido José Soares, estão no local há dois anos. Para Maria Helena, que já teve um caso de câncer na família, a presença da Igreja nos hospitais é um diferencial.

- Essa presença de Dom Orani trazendo consigo São Sebastião alimenta a fé dos pacientes e dos acompanhantes também, opinou.


Intercessão pelos doentes


Do INCA, o cortejo seguiu até o Hospital Municipal Souza Aguiar. Pelo caminho, ninguém conseguia ficar indiferente à presença santa do jovem mártir: fiéis admirados dedicavam alguns minutos em oração, outros estendiam as mãos em direção à imagem. Na instituição de saúde, médicos, enfermeiros, funcionários, membros da Pastoral da Saúde e familiares dos enfermos louvaram a Deus pela presença do Padroeiro e pediram a intercessão de São Sebastião junto a Jesus Cristo para o conforto dos pacientes que estão internados.

A Celebração Missionária foi realizada no saguão do hospital. O Arcebispo pediu aos presentes a firmeza da fé, assim como São Sebastião.


- Vivamos como cristãos: com coragem no meio das vicissitudes da vida, seguindo o exemplo de São Sebastião. Tentaram matá-lo a flechadas, mas ele continuou firme na fé, seja quando foi aprisionado ou quando foi martirizado, seu exemplo está até hoje para nós. São Sebastião foi firme na fé e está na Gênesis dessa cidade ter homens e mulheres igualmente firmes na fé. Queremos, ao iniciar o ano com o exemplo de São Sebastião, que todos esses locais em que visitamos que as pessoas possam ter essa firmeza e também essa coragem de São Sebastião, pediu.

Para a diretora geral do Souza Aguiar, Aneliese Fiad, a presença da imagem missionária pela instituição é um grande motivador.

- Percebo que trazer São Sebastião aqui faz muito bem. Toda a palavra de fé, de solidariedade, tudo o que fala ao coração dessas pessoas faz muito bem, dá força, dá animo e faz com que, em um momento de dificuldade, haja um conforto, opinou.

Para a membro da Pastoral da Saúde, Lindomar Soares, São Sebastião também toca ao coração daqueles que estão a serviço nos locais por onde passa.

- Ver Dom Orani trazendo a imagem do padroeiro da cidade é ótimo para os enfermos e também para nós, que estamos trabalhando na assistência a eles. São Sebastião foi um grande mártir e ele nos dá forças para continuarmos no nosso trabalho, com a fé cada vez maior, disse.

Encerrando as atividades matutinas da trezena, o Padroeiro visitou a Igreja de São Sebastião, local onde fica a imagem original do Santo, trazida por Estácio de Sá.

Nenhum comentário: