SEJA BEM VINDO

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

São Sebastião intercede pelos enfermos e profissionais da saúde

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



O segundo dia da trezena de São Sebastião começou com a saída da Imagem Missionária da Catedral Metropolitana. Por volta das 9 horas, o Jovem Discípulo de Cristo chegou ao Hospital Federal de Bonsucesso, onde profissionais da saúde e familiares dos enfermos puderam pedir a intercessão de São Sebastião junto a Jesus Cristo para o conforto dos doentes.
A Imagem seguiu até a Capela Nossa Senhora das Graças, levada pelo Padre Capelão Antonio Amorim. O Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, Padre Márcio Queiroz, e um dos responsáveis pela assistência religiosa no Hospital, Diácono Vicente Silva, também acolheram o cortejo e agradeceram pela presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que pela terceira vez visitou a unidade hospitalar com a Imagem Peregrina. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador do Vicariato Leopoldina, Dom Roque Costa Souza, também acompanhou a visita.

Dom Orani realizou a Celebração Missionária e lembrou que a Trezena de São Sebastião também é um momento de preparo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) e a Campanha da Fraternidade de 2013 – que terá como foco os jovens –, além de reforçar a vivência do Ano da Fé.

– Para nós, da Arquidiocese, é uma graça começarmos o ano civil com a visita missionária e a Trezena de São Sebastião. Estamos animando as pessoas para que a confiança e o exemplo de São Sebastião nos ajude a caminhar nos dias de hoje, e é importante ressaltar o tema deste ano – “São Sebastião, irmão na fé: Acolhei-o” –, que nos fala da acolhida que devemos ter para com os jovens peregrinos, que virão para a Jornada Mundial da Juventude, e também para com os nossos irmãos desabrigados pelas chuvas; e, por isso, a Arquidiocese organiza essa campanha para arrecadar alimentos, destacou.

À luz da Carta aos Hebreus, o Arcebispo ressaltou a importância da fé como um instrumento de conforto perante as dificuldades.

– Viemos ao Hospital para agradecer a Deus pela missão que aqui é realizada, pedindo a intercessão de São Sebastião por todos que aqui trabalham, para que tenham coragem de perseverar e continuar proporcionando o melhor para aqueles que sofrem. Também rezamos por todos os que estão internados, para que encontrem a paz e a esperança em seus corações, e que a fé seja o seu sustento, pois ela nos ajuda a superar todas as dificuldades, a olhar com confiança e esperança. Peçamos pelos doentes e rezemos por todos que participam na Capela, em especial, pela Pastoral da Saúde, que, em nome da Igreja, exerce uma função importante, sendo essa presença de quem dá o sentido nesse momento do sofrimento, disse Dom Orani.

Paroquiana da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e integrante da Pastoral da Saúde, Sebastiana Siqueira Bento Rodrigues falou da emoção de estar recebendo a Imagem Peregrina de São Sebastião e o Arcebispo do Rio de Janeiro mais uma vez na unidade hospitalar.


– Acolher o cortejo da Trezena de São Sebastião é sempre uma maravilha, pois nós recebemos muitas graças de Deus. Esse momento também é uma grande lição de vida para todos nós, porque aquele que vem buscar a Palavra de Deus e levar para aqueles que não a conhecem serve, para nós, de exemplo e experiência, e a visita missionária da Imagem nos deixa isso. É um momento que nós nunca mais esqueceremos, afirmou Sebastiana.

No Hospital, o Arcebispo também visitou algumas enfermarias, onde pôde conversar e abençoar alguns pacientes. Na Capela, o Diácono Vicente Silva rezou o terço juntamente com os fiéis.

De Bonsucesso, a Imagem Missionária seguiu para a Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador.

Nenhum comentário: