SEJA BEM VINDO

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fiés acolhem imagem peregrina na Igreja de São Sebastião, na Tijuca

Texto:Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva e Gustavo de Oliveira



No inicio da noite desta segunda-feira, 7 de janeiro, primeiro dia da Trezena de São Sebastião, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca. A imagem peregrina - que é uma réplica da original, trazida por Estácio de Sá, atualmente sob a responsabilidade dos Frades Capuchinhos - passou a tarde na igreja, onde foram realizados momentos de oração, culminando com a Missa.
Concelebrada pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza, pelo Vigário Episcopal Norte, Padre Cláudio dos Santos e pelo pároco local, Frei Paulo Roberto, a Eucaristia reuniu devotos para louvar a Deus e pedir a intercessão de São Sebastião. Este ano, uma das novidades da Trezena é o fato de começar e terminar na Igreja dos Capuchinhos. Para Frei Paulo, participar deste momento de preparo para a festa do Padroeiro da cidade é uma oportunidade de irradiar ainda mais a devoção a São Sebastião.

- Estamos nos preparando para a Jornada Mundial da Juventude, e abrir essa trezena aqui na Igreja dos Capuchinhos nos deixa muito honrados, porque, daqui, nós queremos irradiar essa devoção. Quando a Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo foi transferida para cá, os frades daquela época já diziam: ‘a Igreja do Morro do Castelo será demolida, mas a devoção a São Sebastião, enquanto houver um capuchinho no Rio de Janeiro, não irá se acabar’. Então, para nós, é muito bom podermos ter esse ciclo aqui, iniciando a trezena e terminando com a nossa grande festa, no dia 20 de janeiro também.

Durante a Homilia, Dom Orani convidou os presentes a serem discípulos de Cristo, tendo São Sebastião como exemplo de convicção da fé.

- A Palavra de Deus, hoje, nos fala da necessidade de sermos aqueles que anunciam a Luz de Cristo no mundo, onde muitas vezes as pessoas não querem ouvir a palavra do Evangelho. Ao celebrarmos o grande mártir, São Sebastião, como forma de uma época, somos chamados a uma conversão. Somos chamados também, dentro dessa nossa realidade, a pedir a proteção de São Sebastião para que tenhamos coragem e, ao mesmo tempo, força para vivermos firmes na fé, disse.

Ao final, a imagem retornou para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro e amanhã seguirá às 8h 30min para o Hospital Federal de Bonsucesso.

Nenhum comentário: