SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"O Reino de Deus vai acontecendo em meio à sociedade"

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



A Missa Solene de Cristo Rei do Universo, no último domingo, 25 de novembro, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no Centro — encerrando a Semana de Cristo Rei, cuja a programação teve início na sexta-feira, 23, e abrangeu o Seminário Porta da Fé, no sábado . O Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, o Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares e demais sacerdotes concelebraram.
Durante a homilia, Dom Orani destacou que a festa de Cristo Rei do Universo ser celebrada no último domingo do ano litúrgico deixa claro que “todas as coisas convergem para o Reino de Deus, para que Cristo reine nos corações”. Ele ainda enfatizou que a data, na qual tem início a Campanha para a Evangelização, também comemora o Dia do Cristão Leigo, que oferece uma perspectiva para a reflexão sobre o engajamento de cada católico para que o Reino de Deus seja testemunhado na sociedade:

— O Reino que o Senhor anuncia deve ser como fermento na sociedade, testemunhado pelo cristão leigo. É ele quem vai dar testemunho de como Deus mudou a sua vida, lembrou.

O Arcebispo pediu que seja observada a importância da coerência entre fé e vida para um testemunho autêntico em sua prática:

— É na capilaridade dos cristãos que o Reino de Deus vai acontecendo em meio à sociedade plural, mudando as realidades pelos testemunhos de fé. (...) Que nos sintamos enviados, renovemos a vida de fé e vivamos de forma extraordinária a nossa vida de cristãos, desejou.

Ao término da Celebração, Dom Edson também deixou sua mensagem de reflexão sobre a tão importante festa da Igreja, destacando que fazer memória do reinado de Cristo é reconhecer a existência do “mistério do contrário”:

— Esta festa nos faz ver Jesus nos contrastes: sendo rei e poderoso, ele se apresenta fraco, porque quis reinar do trono da cruz. (...) Jesus precisa reinar e reina, mas seu reinado é um reinado espiritual, que ele quer exercer no nosso coração, enfatizou o Bispo.

Nenhum comentário: