SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mais de 19 mil pessoas conectadas pelo 4ºSECOM

Nice Affonso
Fotos: Victor Gonzalez
Com o tema “Comunicação e Igreja: comunicando pela rede e em rede”, o 4º Seminário de Comunicação (SECOM-Rio) do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no último domingo, dia 2 de setembro, reuniu 140 agentes de pastoral de oito das 10 dioceses que compõem o Estado e conectou mais de 19 mil pela WebTV Redentor, que fez a transmissão ao vivo.

A coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1, Andréia Gripp, já na abertura do encontro lembrou que o objetivo do evento era promover a reflexão para que a Igreja, aos poucos, vá aprendendo a comunicar em rede. Prova dos passos e do desejo de, paulatinamente, abraçar a comunicação neste novo ambiente, será o lançamento do Ano da Fé, no dia 27 de outubro, quando o Regional oficialmente transmitirá em rede a missa das 9h.


O Técnico em Informação Alexandre Rangel fez a conferência–tema do Seminário, destacando a importância da cooperação humana em rede. Em sua abordagem, ele lembrou que a missão da Igreja é evangelizar também na internet. E chamou a atenção para a busca dessa forma de comunicação dinâmica, interativa e criativa, levando à reflexão sobre como alcançar este novo ser social imerso nas redes digitais.

— A internet inaugura uma nova linguagem, que abre a possibilidade de evangelizar o mundo. Mas é importante aprender a compartilhar conhecimento, a saber como responder aos anseios de uma juventude sem fronteiras e sem limites, já que, conforme aprendemos com Pierre Lévy, “o jovem é o líder dessa nova maneira de comunicar”, explicou Alexandre.

Para o conferencista, eventos como este Seminário são ocasiões especiais para que os membros da Igreja comecem a despertar para a comunicação necessária aos dias de hoje:


— Não é só observar as ferramentas e como utilizar essas ferramentas, mas prestar atenção ao fato de que atrás da ferramenta existe uma pessoa e que essa pessoa não interage e não se comunica como fazia há 50 ou 100 anos atrás. Então, esse encontros são muito importantes pra que a gente vá construindo essa nova visão e essa nova relação nas redes sociais, disse ao Portal da Arquidiocese.

O assessor de informática da CNBB, Padre Clóvis Melo, apresentou a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), que é um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, em comunhão com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Em sua conferência, ele explicou os principais objetivos do trabalho: impulsionar o uso da internet e das redes sociais, para que a Igreja no Brasil se constitua em rede; tecer redes de colaboração e serviços comuns, que gerem a comunhão digital; e capacitar agentes pastorais, para uso adequado das ferramentas tecnológicas.

O Sacerdote também elogiou o acolhimento do Regional Leste 1 às novas propostas e pediu uma colaboração especial:


— Na Igreja no Rio de Janeiro existe uma grande abertura e um grande desejo de anunciar o evangelho em todos os meios sociais de comunicação, e também de adentrar nessa realidade que a internet está criando. Essa receptividade de todos aqui expressa o desejo de não ficar no passado só, com os modos e meios antigos, mas de se atualizar na linguagem para anunciar o mesmo Jesus, que é salvação para o povo de antigamente, mas também para o povo de hoje. A RIIBRA precisa que o Leste 1 seja ousado: que não tenha medo de evangelizar nas novas redes, pediu.
O seminário foi encerrado com a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Durante a homilia, ele lembrou aos agentes de pastoral que é preciso “estar no mundo sem ser do mundo”:

Nenhum comentário: