SEJA BEM VINDO

terça-feira, 3 de julho de 2012

Show da Rádio Catedral revela Igreja Jovem

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez


Muito rock, sem deixar de lado a evangelização, para animar a juventude que é ouvinte da Rádio Catedral FM 106,7, na celebração do aniversário de 20 anos dessa emissora católica. O evento, que apresentou as bandas Canto Novo, Shekinah e Rosa de Saron, na noite de 1º de julho, na Fundição Progresso, na Lapa, reuniu rapazes e moças revelando que a Arquidiocese do Rio conta com uma Igreja Jovem, que a cada dia se volta mais para Deus e anseia pelo seu encontro com peregrinos do mundo inteiro e o Papa Bento XVI (JMJ Rio2013).

Terceiro da série de três shows em comemoração aos 20 anos da primeira rádio católica FM da cidade — fundada em oito de dezembro de 1992, pelo então Arcebispo, Dom Eugenio Sales, para ser a emissora oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro —, o momento cultural visou ao benefício do Seminário São José, que tem por finalidade a preparação de jovens para o sacerdócio.


— A gente escolheu prestigiar o Seminário São José como uma forma de promoção vocacional, e, porque, como é o ano da fé – proclamado pelo Papa Bento XVI – os arautos da fé, aqueles que têm a missão de levar a Palavra de Deus, no Rio de Janeiro têm a sua formação no Seminário São José, que é o mais antigo do Brasil, com mais de 200 anos de fundação. (...) A gente canta, dança, louva, mas é solidário: ajuda também, explicou o diretor da Rádio Catedral, Padre Leandro Cury.

 
Banda Shekinah


Com a apresentação do locutor Silvio Junior, o show teve início com a Banda Canto Novo, que contou com a participação do ex-integrante Luis Felipe Barbedo para agitar a platéia cantando antigos sucessos do grupo. Em seguida a Banda Shekinah manteve o ritmo da festa, porque o que mais importava na noite era o louvor a Deus por meio do talento de cada músico e da interação do público.

— A música é dom de Deus e qualquer ritmo humano é para louvar a Deus também. Então, vale a pena louvar a Deus de qualquer forma. (...) É claro que tem que ter discernimento, para saber em que lugar tocar cada ritmo, cada tipo de canção, cada tipo de letra, ensinou Padre Leandro.

 

— Muitas vezes o ritmo é aquilo que vai conquistar, não é o foco principal: a gente tem que pensar nisso! O rock vai chamar a atenção de quem gosta do rock, para chamar a atenção daquela pessoa para a palavra que a gente está cantando, explicou Luciana Mendonça, da Banda Canto Novo.


Mas foi a Banda Rosa de Saron que, de fato, empolgou demais e também emocionou o público. Lançando a turnê “O Agora e o Eterno”, o grupo, às vésperas de completar bodas de prata na caminhada da evangelização, durante um show com produção de imagem e iluminação especiais, encontrou na Fundição progresso fãs que tinham praticamente todas as músicas na ponta da língua para o louvor a Deus. 


 


Durante todo o tempo da apresentação da Banda Rosa de Saron era possível observar uma juventude tocada pelas batidas fortes, próprias do rock, mas que estava entregue ao conteúdo, mesmo o mais subejtivo, das letras. E tudo isso sem medo de estar de braços abertos para Deus, fazendo do que cantava uma verdadeira oração, como expressão das muitas realidades que os jovens enfrentam no cotidiano. 

 
 



Essa linguagem menos direta, de primeiro anúncio do amor de Deus, que a Banda vem trabalhando ao longo dos anos, tem atraído não só católicos, mas também protestantes, espíritas e até mesmo ateus — todos também com presença representada no show, cumprindo a universalidade do anúncio do Evangelho, ao chegar até mesmo aos corações mais endurecidos.



— A linguagem direta é muito mais tocante que a mensagem indireta. Só que a indireta chega ao coração das pessoas que não estão muito afim... Existem pessoas muito fechadas (...), e aí a gente fala a linguagem delas. Na hora que você sobe no palco, a parada é séria. E quando você escreve a letra e trata e fala de sentimento, de dificuldades, a parada também é séria. A gente é muito inferior à mensagem direta, mas eu acho que se chegam histórias pra gente de pessoas que estão tentando se recuperar na vida, significa que nós estamos no nosso caminho certo, contou em entrevista coletiva o vocalista da Banda Rosa de Saron, Guilherme de Sá.



Em caminho para a JMJ Rio2013

Para os participantes do “Catedral 20 anos é show” a noite foi uma pequena demonstração de como os jovens cariocas estão de coração aberto para Deus e, ao mesmo tempo, ansiosos pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Todo o entusiasmo e a forma de rezar com as músicas que estavam sendo apresentadas pelas bandas revelaram que a juventude católica carioca não está adormecida, como talvez alguns pensem. Muito pelo contrário: a Arquidiocese do Rio de Janeiro conta com uma Igreja Jovem, que deseja caminhar junto de Deus e atrair outros rapazes e moças para Jesus Cristo.


Foi com essa certeza que o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, questionou a juventude, assim que subiu ao palco:


— Estamos sentindo o clima da Jornada? Todos já estão inscritos como voluntários?

 



E destacou:


— Vocês estão vendo a Igreja jovem, a Igreja que tem várias linguagens, que fala ao coração dos jovens de muitas formas e sempre anunciando Jesus Cristo, senhor da nossa vida, aquele que realmente faz com que encontremos o verdadeiro sentido da nossa existência. E como tem muitos jovens que não o conhecem, que não se encontraram com ele, vocês são importantes, porque quem consegue trabalhar e catequizar esses são vocês. A nossa JMJ é para que os jovens possam viver cada vez mais a sua vida cristã e ajudar os outros jovens a também viver isso, enfatizou.

O primeiro, da série de três shows comemorativos pelos 20 anos da Rádio Catedral — que tem em sua programação músicas católicas, entrevistas, debates, programas de formação catequética e doutrinal, informação e entretenimento, além de variados momentos de oração — aconteceu no dia 14 de abril, na Arena Carioca da Pavuna e o segundo, com grande sucesso, dia 20 de maio, no Citibank Hall.



GALERIA DE FOTOS
(mais fotos em http://migre.me/9Kkgl)


 


 

Nenhum comentário: