SEJA BEM VINDO

sábado, 2 de junho de 2012

RCC diante de Jesus Eucarístico: Hora Santa da Renovação Carismática Católica

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez




A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese do Rio de Janeiro esteve em oração diante de Jesus Sacramentado, na noite da última sexta-feira, 1º de junho, na 86ª Semana Eucarística. Essa Hora Santa, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, foi presidida pelo Padre Antônio José Afonso da Costa, e contou com a presença do Vigário Episcopal do Urbano e pároco local, Padre José Laudares.


Durante a homilia, o Padre Antonio José, conforme a liturgia proposta para o momento de oração, focou sua reflexão no trecho do Evangelho segundo São Marcos (Mc1,40-41), que relata o momento em que um leproso se aproxima de Jesus e pede a ele que o cure. O Sacerdote explicou a admiração da sociedade da época do Evangelista ao ler essa passagem em que Jesus toca o leproso, porque os leprosos, assim que notavam ser portadores da doença, precisavam se isolar. Tinham que deixar suas famílias imediatamente e vagar sozinhos pela região, sendo obrigados a ficar a uma distância de pelo menos 100 passos de uma pessoa saudável.


— Eu acredito que a maior dor do coração de um leproso não era a doença em si. Deveria ser a solidão que ele vivia. E quando aquele leproso se aproximou de Jesus e o Senhor o tocou, o acolheu, curou primeiro o seu coração. E todo o restante da cura foi sendo feita em seguida, aos poucos. (...) E Jesus hoje está aqui para dizer: eu entendo o que você está vivendo e também te acolho, ensinou o Sacerdote.




Padre Antônio José, ao abordar o tema escolhido para a Semana Eucarística deste ano — “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro!” —, lembrou aos presentes sobre o chamado de cada um e sobre a importância da missão recebida:


— Jesus escolheu você para estar com ele, para andar com ele e para ajudá-lo no plano de salvar vidas, destacou.


E como proposta, o Padre sugeriu a entrega da ansiedade e agitação a Jesus, para que, na quietude dos corações, Deus faça tudo aquilo que é necessário:


— A ansiedade e a agitação não trazem nada de bom. É na calma e na tranqüilidade que acontecem as melhores coisas da vida, frisou.


— Jesus é o princípio e o fim de todas as coisas. E estar aqui, em adoração, é uma ocasião para que eu me abasteça e possa trazer mais pessoas para perto de Jesus, disse a vice-coordenadora da RCC do Vicariato Urbano, Maria de Fátima da Silva Antunes.


Com o objetivo de preparar os cristãos para a solenidade de Corpus Christi, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza todos os anos a Semana Eucarística, que agora está na sua 86ª edição.



Corpus Christi
No Rio, a solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.


— Nossa mobilização é fundamental porque é um momento especial da nossa Igreja, o único momento em que nós temos a Eucaristia nas ruas da nossa Arquidiocese. Então, a participação do povo é fundamental para que a gente possa formar a unidade e mostrar uma Igreja viva, com um Deus vivo e presente no meio de nós, entusiasmou o presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC, Almir Belarmino Bezerra.


— Eu vejo como uma oportunidade de a gente, na cidade do Rio de Janeiro, mostrar, visibilizar para o nosso povo que pela adoração muita coisa pode ser feita na vida pessoal, no coração, na família da gente. A cidade pode ser transformada, quando nossa opção é estar perto de Jesus, confiar nele. A adoração pode muito e até quando mais nada pode! E essa Semana Eucarística e a Festa de Corpus Christi são uma ótima oportunidade para a gente dizer isso para o povo carioca, afirmou o Padre Antônio José.




Galeria de fotos:

Nenhum comentário: