SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 7 de junho de 2012

HORA SANTA DA COMUNICAÇÃO

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio

Colaboração: Raquel Araujo

Fotos: Marcos Arzamendia

A manhã deste último dia da 86ª Semana Eucarística, em preparação à Festa de Corpus Christi, reuniu os membros do Vicariato para a Comunicação Social para uma Hora Santa em adoração diante de Jesus Sacramentado. O Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, foi o oficiante desse momento de oração.

Padre José, ao destacar que A Eucaristia é a vida da Igreja e está no centro da existência de todo cristão católico, recordou que há 86 anos teve início a Obra de Adoração Perpétua, por meio da qual desde 1926 o Santíssimo Sacramento está ininterruptamente solenemente exposto. O Sacerdote, abordando o tema deste ano “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro!”, ainda enfatizou a importância que cada um deve dar ao chamado de Deus:

— O batismo nos fez católicos, mas é preciso o que nos dê forma e conteúdo ao nosso ser católico. Então, o chamado que Jesus Cristo nos faz é o mesmo que fez aos discípulos: “Vem e segue-me!” Seguir Jesus faz de nós não membros esquecidos da Igreja, mas discípulos missionários. Todos nós devemos ser discípulos missionários, viver como filhos de Deus, membros vivos da Igreja. A fé que testemunhamos precisa ser comunicada como prática dos ensinamentos de Jesus, alertou.

História da Semana Eucarística

Em entrevista exclusiva ao Portal da Arquidiocese, Padre José Laudares contou um pouco da história da Semana Eucarística:

— A Semana Eucarística começou a ser celebrada aqui na nossa Arquidiocese precisamente nesta Igreja de Sant’Ana, que é o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no dia 3 de maio de 1926. Na ocasião, o então Arcebispo coadjutor do Rio de Janeiro, mais tarde Cardeal Dom Sebastião Leme, colocou, pela primeira vez, o Santíssimo Sacramento aqui, no altar-mor, dando inicio à Obra da Adoração Perpétua no Brasil. Com a chegada também da Congregação do Santíssimo Sacramento, ele entregou essa Obra da Adoração Perpétua e o cuidado da Igreja de Sant’ana aos religiosos dessa Congregação. E, a partir daquele ano, então, já se celebrou a primeira Semana Eucarística em preparação à Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Assim, na quinta- feira que antecede a Festa de Corpus Christi se abre essa Semana Eucarística, que termina na noite da quarta-feira que antecede o Dia Santo. Não houve nenhuma interrupção nas Semanas Eucarísticas, assim como não houve, até hoje, nenhum dia, nenhuma noite sequer sem a exposição solene do Santíssimo Sacramento. Por isso a importância desta igreja: ela é justamente esse oásis aqui no Centro da Cidade. No meio de todo esse corre-corre, do trânsito e das pessoas, ter esse local de silencio, de paz, onde 24h por dia as pessoas podem se revezar em contemplação, em adoração ao Santíssimo

Sacramento é uma graça. (...) A adoração é a fonte da vida e da graça da Igreja, por isso toda diocese, como é o desejo do Santo Padre, Bento XVI, deve ter uma igreja que seja, de fato, um templo especial e oficialmente reconhecido como um Santuário de Adoração, de oração. E o Rio de Janeiro tem essa igreja há 86 anos, contou.

Corpus Christi

De acordo com o Vigário Episcopal, o único dia do ano em que o Santíssimo solenemente exposto deixa o Santuário Nacional de Adoração Perpétua para percorrer as ruas do Rio de Janeiro é na data da Festa de Corpus Christi. Em 2012, esta celebração, que acontece na próxima quinta-feira, 7 de junho, com missa solene presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, às 10h, na Igreja de Sant’Ana (Praça Cardeal Leme, 11, no Centro), apresentará Jesus Sacramentado no ostensório usado durante o Congresso Eucarístico de 1955, às 16h, durante a procissão que sairá da Igreja Nossa Senhora da Candelária (Praça Pio X, no Centro) em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião (Av. República do Chile, 245, no Centro).

Galeria de Fotos

Nenhum comentário: