SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hora Santa com o Apostolado da Oração: "Exército vermelho do amor" em adoração


Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Marcos Arzamendia 




O Bispo Auxiliar Emérito do Rio de Janeiro Dom Assis Lopes, presidiu, na tarde desta sexta-feira, 1º de junho, na Igreja de Sant’Ana, a Hora Santa do Apostolado da Oração, seguindo a programação da 86ª Semana Eucarística, que traz como tema: “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro!”.


Os fiéis foram acolhidos pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e Pároco, Padre José Laudares de Ávila, e pelo Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Padre Pedro Canisio Melchert. Outros membros do clero também participaram do momento de oração, junto com os membros do Apostolado da Oração de várias paróquias do Rio.


Durante a homilia, Dom Assis disse que trazia em seu coração o desejo de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, pedindo, assim, para que todos se unissem a ele em oração. O Bispo lembrou que padres e religiosos nascem dentro das famílias, e pediu para que as mesmas apóiem mais seus filhos na vida religiosa. Ele ressaltou ainda a importância que o Apostolado da Oração tem para a Igreja, pois realiza um trabalho de intercessão pelos padres, pastorais, movimentos e famílias, através de suas orações.


— Ouvindo a Palavra de Deus nesta tarde, precisamos meditar e nos questionar: o que poderíamos pedir ao Senhor para a nossa Igreja? Sacerdotes. Padre não cai do céu e nem sai da terra como capim... Nasce das famílias. E por que eu falo isso para o Apostolado da Oração? Porque durante toda a sua caminhada, o Apostolado sempre deu apoio à formação do seminário. Através dos textos de hoje, Jesus nos faz um convite para trabalharmos na formação daqueles que darão continuidade àquilo que nós já não conseguimos mais fazer. Rezemos pelas vocações sacerdotais e religiosas pedindo a Deus para que toque nos corações dos jovens, ressaltou Dom Assis.


Também durante a homilia, o Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Padre Pedro Canisio Melchert falou aos membros do Apostolado e a todos os fiéis, citando a Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis (O Sacramento do amor), – escrita pelo Papa Bento XVI – que fala explicitamente sobre Adoração Eucarística:

“Juntamente com a assembléia sinodal, recomendo, pois, vivamente, aos pastores da Igreja e ao povo de Deus, a prática da Adoração Eucarística tanto pessoal como comunitária. Para isso, será de grande proveito uma catequese específica, na qual se explique aos fiéis a importância deste ato de culto que permite viver mais profundamente e com maior fruto a própria celebração litúrgica”, diz o documento.

— Queridos irmãos e irmãs desse exército vermelho do amor, nós estamos aqui hoje para dizermos a Cristo: Sim, nós podemos passar uma hora contigo. (...) Agradecemos a Deus por essa oportunidade de estarmos juntos em Adoração ao grande Sacramento do Amor. A Hora Santa é, sem dúvida, uma hora de grande graça para todos os filhos e filhas do Apostolado da Oração, afirmou Padre Melchert.

Com o objetivo de preparar os cristãos para a solenidade de Corpus Christi, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza todos os anos a Semana Eucarística, que agora está na sua 86ª edição. Desde 1926, a Igreja de Sant’Ana, sob a direção dos Padres da Congregação do Santíssimo Sacramento, tem o reconhecimento oficial de Santuário Nacional de Adoração Perpétua.

No Rio, a solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

 

A Semana Eucarística está programada para acontecer entre os dias 31 de maio e 7 de junho, e conta com a participação de vários segmentos da Arquidiocese, entre pastorais, grupos e movimentos.








Galeria de Fotos: 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário: