SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exposição sobre o Santo Sudário em Bangu - RJ


Após passar pelo Via Parque Shopping, na Barra, a Exposição Internacional "Quem é o Homem do Sudário?" permanece no Bangu Shopping até o dia 29 de julho.

A exposição, que no Brasil já passou por Curitiba e Brasília, no Bangu Shopping inaugura uma réplica da original de Jerusalém — cidade santa que nela é reproduzida nas paredes e no chão, com adaptação à realidade brasileira nos painéis e no modo de visualizá-los. Dentro de uma gruta criada pelo cenógrafo Clécio Regis, e com iluminação de Renata César, que imprime uma atmosfera rústica ao local, os visitantes poderão conferir os detalhes da exposição.

A mostra divide-se em cinco fases: na primeira são apresentados cinco painéis que revelam o mapa do sudário, possibilitando entender os diversos traços que nele estão desenhados. A segunda fase conta com 12 painéis sobre os diversos estudos feitos em cima desse lençol sepulcral. O percurso histórico do Sudário é apresentado na terceira fase. A quarta mostra a análise médico-forense, em oito painéis que explicitam todo o mistério da dor do Homem do Sudário. E a quinta fase coloca à disposição do público um holograma (técnica sofisticada que permite reproduzir com raios laser a figura que está contida no sudário em três dimensões) e uma escultura em bronze, feita a partir de todos os estudos científicos, que reproduz altura e proporções exatas do Homem do Sudário.


A mostra contém réplicas: das moedas colocadas sobre os olhos, da coroa de espinho, dos pregos, dos flagelos e da tumba. E também apresenta uma réplica em tamanho natural do Sudário conservado em Turim.

A exposição está aberta ao público de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. E conta ainda com um espaço onde diariamente, às 19h, missas são celebradas: uma capela réplica da sinagoga de Nazaré, onde Jesus pregou.

Visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones 3423-9234 e 3423-9235.

O Bangu Shopping fica na Rua Fonseca, 240, em Bangu



Nenhum comentário: