SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Discípulos da caridade social na Adoração: Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Gabriela Arzamendia

Encerrando a 86ª Semana Eucarística Arquidiocesana de 2012, o Vigário Episcopal para a Caridade Social, Cônego Manuel de Oliveira Manangão, presidiu a Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social. Realizada na noite da última quarta-feira, dia 6 de junho, a celebração contou com a presença de representantes dos diversos movimentos e pastorais ligados às atividades sociais, como: Ação Católica Operária, Banco da Providência, Círculos Operários, Juristas Católicos, Juventude Operária Católica, Liga Católica Jesus, Maria e José, M.F.C., Médicos Católicos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Terceira Idade, Pastoral das Domésticas, Pastoral das Favelas, Pastoral do Menor, Pastoral do Trabalhador, Pastoral Penal, Renovação Cristã e Toca de Assis.

Durante a homilia, Cônego Manangão explicou que o texto do Evangelho de São Marcos ajuda na compreensão da realidade do discipulado, na realidade de alguém que começa a seguir alguém.


— Seja nos momentos de alegria, tristeza ou cansaço, os discípulos sempre vão se aproximando de Jesus, que os envia para ir evangelizando. Cada um de nós somos de uma região diferente da cidade e viemos adorar a Cristo. Ele nos envia, assim como enviou os discípulos, com a missão de levarmos para as nossas famílias, trabalhos e comunidades a mensagem do Evangelho. (...) O que Jesus quer é que a nossa vida seja um seguimento, afirmou.


O sacerdote deu continuidade à celebração exortando os fieis para a prática da oração tranquila, calma, sem deixar que a correria do dia-a-dia atrapalhe a compreensão do grande amor de Deus que muitas vezes é ofuscado pelas dificuldades diárias.


— Às vezes a nossa vida é tão corrida que não temos tempo para parar. Como temos dificuldade de nos colocarmos um pouco em silêncio para que a voz de Deus venha ao nosso encontro, ao nosso coração. As nossas orações é um momento de deixarmos nos envolver por um amor maior que nós chama e nos ama, disse Cônego Manangão.


Finalizando a 86ª Semana Eucarística Arquidiocesana de 2012, o cônego destacou que muitas pessoas buscam outras coisas e perdem uma celebração que muito mais do que uma caminhada é uma oportunidade de juntos, com Cristo, caminhar pela cidade. Ele falou sobre a importância de ajudar o próximo.


— Será que o meu seguimento, a minha vida, é uma resposta genuína a Jesus? Será que a relação que eu vou estabelecendo é ajudar a fortalecer esses laços de amizade e comunhão de alguém que realmente é um discípulo? Só podemos ser missionários se formos discípulos. Nosso testemunho de vida vai depender daquilo que for a nossa adesão à Jesus Cristo. É uma comunhão, uma relação de amor. (...) Aqui viemos como resposta para daqui sair como enviados, missionários do amor de Deus para as pessoas. Que a gente possa de maneira bem corajosa ajudar todos os que encontrarmos a encontrar Jesus, ressaltou.



Após toda esta Semana Eucarística de preparação à Festa de Corpus Christi, a Arquidiocese do Rio de Janeiro é convidada a participar, às 10h, da Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Igreja de Sant´Ana, no Centro. Também às 16h haverá a procissão de Corpus Christi, que sairá da Igreja da Candelária em direção à Catedral de São Sebastião.


 Galeria de Fotos:














Nenhum comentário: