SEJA BEM VINDO

terça-feira, 5 de junho de 2012

Chamados por Aquele que nos amou primeiro: Hora Santa do Clero e Seminaristas

Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Marcos Arzamendia


Fechando o 5º dia da 86ª Semana Eucarística, na noite da última segunda-feira, 4 de junho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Hora Santa do Clero, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’ Ana. A celebração contou com a participação dos bispos auxiliares, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis da Arquidiocese.

Durante a saudação, Dom Orani destacou a importância dos membros do Clero estarem reunidos para adorar Jesus Sacramentado, neste momento tão importante para a Igreja e para a Arquidiocese do Rio.


— Creio que nós, clero da Arquidiocese, temos que nos colocar em adoração, de coração aberto junto com o povo. (...) Nós, bispos e padres, que temos a graça de presidir a Eucaristia e vivenciar esse momento bonito que é a preparação para a JMJ RIO2013, o jubileu dos inícios dos trabalhos conciliares do Vaticano II, o Ano da Fé, e o 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese temos também que pedir ao Senhor a graça de poder levar alegria e esperança ao povo, disse.


Este ano, os membros das pastorais, grupos e movimentos da Arquidiocese que participam da 86ª Semana Eucarística, que tem como tema: “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro!”, fazem uma reflexão de algumas leituras do livro do Evangelho de São Marcos. Durante os momentos de reflexão, o Arcebispo pediu para que os membros do clero recordassem em qual circunstância e situação o Senhor Jesus passou em suas vidas os convidando a seguí-lo.


— Recordemos as nossas vidas e percebamos com mais atenção como o Senhor nos amou primeiro. A Palavra recorda o chamado e, apaixonados por Aquele que nos amou primeiro, largamos tudo. Fixemos nossos olhos em Jesus Sacramentado e que nossa mente e nosso coração vejam as mudanças que ocorreram em nossas vidas desde que fomos chamados pelo Senhor, orientou Dom Orani.

Na homilia, o Arcebispo refletiu sobre o texto do Evangelho de São Marcos (Mc 6,7-11), intitulado “Ele me enviou em missão”, que diz: “Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. Mandou que não levassem nada pelo caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro à cintura, mas que calçassem sandálias e não usassem duas túnicas. Dizia-lhes ainda: ‘Quando entrardes numa casa, permanecei ali até a vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem vos escutarem, saí de lá e sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles’”.

— A Hora Santa do Clero, dentro da Semana Eucarística, se reveste de uma característica própria, porque além das intenções que trazemos no nosso coração, nós temos um tema que toca nossa vida. O Senhor nos amou primeiro e nos chamou, e nós buscamos atender e ter as mesmas atitudes de Jesus. Desejamos que todo o nosso povo batizado sinta esse amor de Jesus, diga sim ao chamado e proclame a boa notícia. (...) Agradecemos a Deus pela nossa história e pelo dom de servir, afirmou o Arcebispo.


Ao final da celebração, Dom Orani convidou a todos para participarem da solenidade de Corpus Christi, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.


A Semana Eucarística está programada para acontecer até o dia 7 de junho. A Igreja de Sant’ Ana fica na Praça Cardeal Leme, 11, no Centro.


Confira a programação:


Terça-feira – 05/06

20h - Hora Santa com os Movimentos Leigos – Pregador: Dom Antonio Augusto


Quarta-feira – 06/06

10h - Hora Santa com o Vicariato Episcopal para a Comunicação Social: Rádio Catedral, jornal “Testemunho de Fé”, Portal da Arquidiocese, WebTV Redentor, Pascom, artistas e outros – Pregador: Dom Orani João Tempesta

15h - Hora Santa dos Círculos Bíblicos e grupos de reflexão – Pregador: Dom Nelson Francelino
20h - Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social – Pregador: Cônego Manuel Manangão

Quinta-feira – 07/06

10h - Missa Solene presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta
16h - Procissão de Corpus Christi, da Igreja da Candelária até a Catedral de São Sebastião











Galeria de Fotos:











Nenhum comentário: