SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ESCOLAS CATÓLICAS ABREM A 86ª SEMANA EUCARÍSTICA


Por: Raquel Araujo - Portal da Arquidiocese
Fotos: Marcos Arzamendia


Realizada tradicionalmente nos sete dias que antecedem a solenidade de Corpus Christi, a 86ª. Semana Eucarística, teve inicio nessa quinta-feira, 31 de maio, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana. Logo pela manhã, o Santuário se alegrou com a energia das crianças de intuições de ensino públicas e particulares, que, unidas pela fé, compareceram à Hora Santa das Escolas Católicas. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e animador do ensino religioso, Dom Nelson Francelino foi o oficiante.

Neste ano a Semana Eucarística refletirá sobre o tema “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro”. Segundo o Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, essa escolha está de acordo com o projeto de evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


— Achamos que todo adorador deve ser um discípulo missionário daquele que nos amou primeiro, porque Jesus Cristo nos amou primeiro, e é por esse amor que ele nos chama para nos tornarmos discípulos missionários, afirmou.

No momento da mensagem do Celebrante, Dom Nelson destacou a importância e o valor de buscar viver a amizade com Deus. Em contrapartida, ressaltou que a sociedade de hoje importa hábitos de outros países, o que contribui para uma indiferença e um descaso religioso:

— Em consequência dessa varredura da Palavra de Deus, vamos assistindo uma cidade cada vez mais indiferente ao sagrado, ao transcendente. Vamos vendo uma cidade esvaziada de seus valores, e vamos nos perguntando o que está acontecendo. (...) É esse o nosso cenário. Cenário que temos que responder ao atuar, motivou.


O Bispo lembrou que o ano de 2012 é o ano do Discipulado, e afirmou que é nesse cenário que Deus quer chamar os seus seguidores. E, citando Santo Agostinho, lembrou que é necessário conhecer ainda mais a fé:


— Não podemos, de maneira nenhuma, nos envergonhar da nossa fé, mas cada vez mais conhecê-la. Dizia Santo Agostinho: “quanto mais conheço, mais amo”. E na medida em que vamos conhecendo a nossa fé é que vamos amando ainda mais a nossa Igreja, disse.


Professora da Escola Municipal Tia Ciata, Andréia Moura levou a sua turma de crianças na faixa etária de 6 a 7 anos para a Hora Santa. Segundo ela, é importante que haja um despertar da religiosidade desde cedo.


— Acho essencial que eles tenham um contato com a religião. Queremos fazer esse despertar da religiosidade desde cedo. Independente da religião que eles optem seguir, eles precisam ter um contato com Deus acima de tudo, afirmou.

Para Irmã Rosangela Aparecida, do colégio Nossa Senhora da Ressurreição, levar o valor da Eucaristia às crianças faz com que elas transmitam o conhecimento em suas casas e futuramente formem famílias cristãs.


— Nós temos essa preocupação em colocar o valor da eucaristia, uma vez que somos uma escola católica. Temos que levar Jesus ao coração dessas crianças, para que elas, imbuídas desse sentimento, desse conhecimento, possam formar famílias cristãs que possam adorar Jesus também. No colégio, temos o ensino de catequese, crisma, que ajuda a eles a refletirem sobre essa questão eucarística, disse.


ECOS DE SANTANA
Texto e Fotos: Marcos Arzamendia

Na manhã desta quinta-feira, 31 de Maio, Dom Nelson Francelino, Bispo auxiliar de nossa arquidiocese presidiu a Hora Santa de abertura da 86ª Semana Eucarística com as escolas católicas. Ao seu lado, Padre José Laudares, Vigário Episcopal Urbano e Reitor deste Santuário de Adoração, Padre Nelson Rabelo, vigário paroquial, padre Abdias, pároco emérito da Santo Antonio dos Pobres. Estavam também, Monsenhor André e o Diácono Antonio Gouveia da Diocese de Niteroi, além dos nossos diáconos permanentes Mario Marques, José Amancio e Luiz Francisco.

Um dos pontos de mais chamou atenção foi o grande número de escolas municipais que participaram da celebração, dentre os quais se destacaram a Escola Municipal Tia Ciata, nossa vizinha paroquial, a Escola professora Zélia Carolina e a Escola Municipal Jurassi Camargo, da Vila Cruzeiro que há vinte anos não faltou uma semana eucarística.
- Acho que liberação do ensino religioso nas escolas públicas incentivou a maior participação nesta semana eucarística, disse a Professora Alice Maria que acompanhou uma das escolas.

Galeria de Fotos:
O portal da Arquidiocese e a WebTV Redentor estavam presentes...
Os diáconos permanentes Mário Marquez, José Amancio e Luiz Francisco
Padre Nelson e Padre Abdias
Escola Municipal Tia Ciata
mesmo pequenas, elas vieram demostrar seu amor a Cristo...
Escola Municipal Zélia Carolina

Nenhum comentário: