SEJA BEM VINDO

terça-feira, 22 de maio de 2012

20 anos da Rádio Catedral: festa com música que evangeliza

Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Victor Gonzalez




Em comemoração aos 20 anos de fundação da Rádio Catedral FM 106,7 no último domingo, 20 de maio, os ouvintes e amigos se reuniram no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, para louvar e agradecer a Deus por meio dos shows dos cantores Cláudio Castro; Filipe Freire, Fred Pacheco e Augusto Cezar — que formam a Banda Dom; e Alysson.

— Em 1992 o Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales quis que a Igreja no Rio de Janeiro falasse. Falasse aos católicos, falasse aos cristãos. E já são 20 anos de história, hoje sob a coordenação de Dom Orani João Tempesta. Então, para nós, é uma alegria muito grande fazer esse segundo show, porque nós queremos estar perto do nosso povo. A Rádio Catedral comemora esses 20 anos de existência com a certeza de que está oferecendo um lazer muito grande, mas que é também um evento de evangelização e de solidariedade, disse o Diretor Geral da Rádio Catedral FM, Padre Leandro Cury.


O evento “Rádio Catedral 20 anos é show” foi promovido em benefício da Casa do Padre. Localizada no Rio Comprido, tem o objetivo de acolher sacerdotes idosos e enfermos — disponibilizando equipes de enfermagem, recursos de camas hospitalares, cadeiras de roda, monitoramento constante e atividades fisioterapêuticas, além dos serviços de quarto, lavanderia e refeitório — e também religiosos em período de estudo no Rio de Janeiro.


Os shows
Ansiosa, a platéia aguardava pelo início dos espetáculos. Cláudio Castro abriu a noite fazendo uma bela apresentação de lançamento do seu primeiro CD solo “Em Nome do Pai”, contando com a presença de convidados mais do que especiais para a sua carreira: os integrantes da Banda Em Nome do Pai, na qual iniciou seu ministério.

O cantor Alysson, na maioria das opiniões do público, foi a grata surpresa da noite. Em uma apresentação performática, na qual revelou todo o seu carisma e simpatia, demonstrou ser um excelente intérprete contagiando os presentes com sua voz e empolgação. Durante seu show, o artista utilizou uma música do filme O Rei Leão para fazer uma belíssima homenagem aos homens e mulheres que pelo seu testemunho de vida e/ou de fé foram semeando coisas boas pelo mundo. A cada imagem sucedida no telão, a plateia, emocionada, aplaudia, como que em gratidão pelos feitos de cada um. O beato João Paulo II foi um dos principais ovacionados:


— Eu comecei a pensar, ao ouvir essa música, em todas as pessoas, não só da Igreja, que ajudaram a transformar o mundo, e desejei fazer uma homenagem. Além de ser uma música ecumênica, porque eu falo de Dalai Lama, eu boto Ayrton Senna, boto o Bono Vox — que tem um trabalho social tão bonito— , que são inspiradores para todos nós. Eu acho que eu consegui fazer um mix dessas pessoas que transformaram a nossa vida, partilhou Alysson.
A Banda Dom fez uma apresentação emocionada, durante a qual cantou músicas conhecidas e queridas pelos ouvintes da Rádio Catedral. O cantor e compositor Márcio Pacheco, irmão de Fred Pacheco, vocalista da Banda, também participou de um dos momentos do show.

A festa, que contou ainda com a participação do mascotinho da Rádio Catedral, teve a apresentação do querido locutor Ricardo Franco.


Durante o intervalo, Fábio Borges pôde deixar o gostinho da evangelização feita com humor, ao apresentar um trecho do seu repertório de stand up comedy, e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) ganhou destaque e espaço para informações importantes, como as da campanha de hospedagem de peregrinos e de voluntariado para o evento.

A grande marca desta comemoração musical foi, sem dúvida, a evangelização através de canções e mensagens tão agradáveis, especialmente voltadas para gente de todas as idades, como sempre procura fazer a Rádio Catedral.


— Comemorar com música é muito bom, ainda mais que eu também sou música na minha paróquia. (...) A Rádio Catedral é um meio de evangelização, que a gente tem na nossa Arquidiocese, que é muito importante. Ela está completando 20 anos e eu, que tenho 26, tinha apenas 6 aninhos quando ela estava começando... E, no entanto, ela está me acompanhando até hoje na minha caminhada, contou Aline Oliveira Cipriano, da Paróquia São Luís Rei de França, em Costa Barros.


— Eu não sou ouvinte da Rádio Catedral, mas a minha mãe me trouxe para comemorar o aniversário dela aqui, hoje. E eu estou curtindo o show, disse Nicolas Lana da Silva, da Paróquia Nossa senhora do Sagrado Coração, na Cidade de Deus.


Fundada em oito de dezembro de 1992, para ser a emissora oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a primeira emissora católica FM da cidade têm alcance em todo o Grande Rio, além de Nova Iguaçu, Itaboraí, Petrópolis, Friburgo, Niterói e também através da internet (www.radiocatedral.com.br). Em sua programação, músicas católicas, entrevistas, debates, programas de formação catequética e doutrinal, informação e entretenimento, além de variados momentos de oração.


O primeiro, da série de três shows comemorativos, aconteceu no dia 14 de abril, na Arena Carioca da Pavuna. Agora seguem os preparativos para o último show programado em atenção aos 20 anos, que vai acontecer no dia 1º de julho, na Fundição Progresso.


Galeria de fotos em http://www.flickr.com/photos/ecosdesantana/sets/72157629853486952/ 

 

Nenhum comentário: