SEJA BEM VINDO

terça-feira, 10 de abril de 2012

VIGÍLIA PASCAL

No Sábado Santo, Padre José Laudares presidiu a celebração da Vigília Pascal, onde se anuncia a ressurreição de Cristo. Concelebraram Padre Egydio Doldi, Padre Nelson Rabelo e Padre Anísio, na primeira celebração oficial da ressurreição de Jesus Cristo.

Os fiéis se reuniram na praça, frente a igreja, onde de uma fogueira foi extraído o fogo para a benção no Círio Pascal. Padre José colocando os cravos e pronunciando as palavras:

- Cristo, alpha e ômega, princípio e fim !

Marcando a parte superior do Círio pascal com a letra alfa e na inferior ômega, pontuando o ano em curso de 2012. Todos os fiéis são convidados a acenderem suas velas na chama nova do Círio novo. Uma extensa liturgia da Palavra, combinam com o rito da Crisma e do batismo, onde 7 jovens receberam o sacramento da Crisma e uma bebê de nome Isabela, entra no mundo dos cristãos recebendo o sacramento do batismo.

- Eis a Luz de Cristo! Demos graças a Deus! Responde a comunidade três vezes, parte em que as luzes são acesas, colocando-se o Círio em destaque no altar.

O pároco entoa o canto do “Exultet” da proclamação da páscoa. Nele, a Igreja suplica que as forças do céu exultem a vitória da vida sobre a morte, passando pela libertação do Egito .

Oito Leituras e sete salmos são proclamados e cantados, passando do antigo testamento para o novo, com a ressurreição de Cristo. Na hora do Glória, sinos de todos os lados entoam seu badalar de anúncio: Cristo Ressuscitou! Padre José entoa “aleluia, aleluia, aleluia” com o canto de proclamação do Santo Evangelho.

Ao final da celebração, toda a comunidade foi às ruas com o Santíssimo Sacramento, razão da nossa alegria e da nossa fé.


























Fotos: Zélia Arzamendia

Nenhum comentário: