SEJA BEM VINDO

terça-feira, 27 de março de 2012

Publicada a mensagem do Papa para a JDJ

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

Por ocasião da 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em nível diocesano no Rio de Janeiro — Jornada Diocesana da Juventude(JDJ) —  no próximo sábado, 31 de março, celebrando o Domingo de Ramos, o Papa Bento XVI publicou nesta terça-feira, 27 de março, uma mensagem para a juventude, na qual ressalta o tema deste ano: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Filipenses 4,4).

— De fato, a alegria é um elemento central da experiência cristã. Também experimentamos em cada Jornada Mundial da Juventude uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de sermos cristãos, a alegria da fé. Esta é uma das características desses encontros. (...) A Igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo, uma alegria autêntica e duradoura, a dos anjos que anunciaram aos pastores de Belém o nascimento de Jesus, disse Bento XVI.


A mensagem do Pontífice traz sete aspectos para reflexão: Nosso coração foi feito para a alegria; Deus é a fonte da verdadeira alegria; Conservar no coração a alegria cristã; A alegria do amor; A alegria da conversão; A alegria nas provas; e Testemunhas da alegria.


No término da mensagem, o Papa Bento XVI convida a todos os jovens a serem missionários da alegria, ressaltando que não se pode ser feliz se os demais não são felizes e que, por isso, se faz necessário compartilhar a alegria.
O objetivo do Santo Padre é também refletir sobre os caminhos para encontrar a verdadeira felicidade, para que os jovens possam vivê-la cada vez com mais profundidade e serem mensageiros dela entre aqueles que os circundam.

— Vão contar aos demais jovens a sua alegria de ter encontrado aquele tesouro precioso que é Jesus. Não podemos conservar para nós a alegria da fé. Para que esta possa permanecer em nós, temos que transmiti-la, disse.


A recordação do encontro de Madri, realizado em agosto de 2011, ainda está presente no coração do Papa. De fato, afirmou na sua mensagem, “foi um momento extraordinário de graça, durante o qual o Senhor abençoou os jovens ali presentes, vindos do mundo inteiro”.


— Dou graças a Deus pelos muitos frutos que a Jornada suscitou e que no futuro seguirão multiplicando-se entre os jovens e as comunidades às quais pertencem. Agora, nós estamos nos dirigindo para o próximo encontro no Rio de Janeiro, no ano de 2013, que terá como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28,19), diz a mensagem de Bento XVI.


Leia na íntegra a mensagem do Papa Bento XVI:
Mensagem do Papa ao 27º Dia Mundial da Juventude.doc

Subsídio CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou um subsídio para as celebrações da Jornada Diocesana da Juventude.


Faça o download:
Subsídio JDJ 2012.pdf

Nenhum comentário: