SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

NOMEADO NOVO BISPO AUXILIAR


Por: Carlos Moioli - Portal da Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, o Papa Bento XVI nomeou monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito, 44 anos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Santo Padre acolheu a solicitação do Arcebispo Dom Orani João Tempesta de poder contar com a colaboração de mais um Bispo Auxiliar.

Sua ordenação episcopal será no dia 12 de maio de 2012, sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Até a nomeação, monsenhor Luiz Henrique exercia várias funções na Diocese de Campos (RJ), onde era incardinado e, desde o dia 30 de junho de 2010 era pároco da Paróquia São Benedito, em Campos.

Fluminense de São Gonçalo, nasceu no dia 19 de maio de 1967. Depois da formação no Rio de Janeiro, em Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese, e em Direito Canônico, pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Teologia Moral, pela Pontifícia Università della Croce, em Roma. Foi ordenado presbítero em 14 de dezembro de 1991.

Em nota, Monsenhor Luiz Henrique manifestou a alegria de integrar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, unindo-se ao Arcebispo Metropolitano e aos Bispos Auxiliares.

— Existem grandes desafios evangelizadores em uma metrópole tão grande quanto o Rio de Janeiro, contudo, aqui quero doar-me totalmente em estreita comunhão com o caríssimo Dom Orani, Bispos Auxiliares e Presbíteros, para que o amor de Deus seja conhecido por todos, afirmou.

Por ocasião da publicação da nomeação, Dom Orani acolheu o novo Bispo Auxiliar, anunciando aos diocesanos o belo e importante presente recebido do Santo Padre.

— Monsenhor Luiz Henrique, seja bem-vindo ao Rio de Janeiro! Seja bem-vindo como novo Bispo Auxiliar desta histórica e bela metrópole! Seja bem-vindo entre nós! O povo de Deus, que aqui caminha, o acolhe e o abraça!

História de Vida

Filiação: João de Brito e Narly da Silva Brito (in memorian)

Data de nascimento: 19 de maio de 1967, em São Gonçalo (RJ).

Entrada no Seminário Menor da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração em 1983 – Juiz de Fora (MG).

Curso de Filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ) 1985-1986.

Ingresso no Seminário Diocesano de Campos em 1986.

Conclusão do Curso de Filosofia no Seminário São José, no Rio de Janeiro, em 1987.

Curso de Teologia realizado e concluído no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro – 1987 a 1990, sendo que no último ano exerceu a função de prefeito de Disciplina.

Curso de Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – 1991 e 1992.

Ordenação sacerdotal: 14 de dezembro de 1991, por Dom João Corso, SDB, na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos de Goytacazes (RJ). Incardinado na Diocese de Campos.

Formação Acadêmica

Bacharelado em Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Curso de Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – 1991 e 1992.

Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Università della Croce, em Roma – 2003-2005

Atividades

Administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, de Campos – 1992.

Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana – 1996 a 1998.

Coordenador Diocesano de Pastoral – Regional Noroeste.

Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica de Campos.

Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua – 1993 a 2003.

Pároco da Paróquia Santa Helena – 2006 a 2010.

Pároco da Paróquia São Benedito, desde 30 de junho de 2010.

Chanceler do Bispado de Campos, nomeado em 19 de março de 2007.

Membro do Conselho Presbiteral e Colégio dos Consultores: 27 de março 2007.

Professor de Ética na Faculdade Eclesiástica de Filosofia, em Campos, desde 2005.

Professor de Teologia Moral no Seminário Arquidiocesano São José, em Niterói, desde 2008.

Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Niterói.

Diretor Espiritual no Seminário Diocesano Maria Imaculada, de Campos.

Nomeado moderador da Cúria de Campos, em 2011.

Mensagem de Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito

Ao estimado senhor arcebispo, Dom Orani João Tempesta, caros senhores Bispos Auxiliares, Sacerdotes, religiosos, religiosas e amado povo de Deus!

No dia em que tornam pública minha nomeação episcopal como Bispo Titular de Zellata e auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dirijo-me ao caríssimo Dom Orani João Tempesta, a quem agradeço a paterna acolhida, aos senhores Bispos Auxiliares, queridos Sacerdotes, religiosos, religiosas e amado povo de Deus.

Ao receber a notícia de minha nomeação, experimentei minha pequenez diante do grande desafio proposto, consciente das minhas fragilidades. Ao mesmo tempo, em meu coração, as palavras encontradas no Evangelho de Marcos: “O Senhor chama aquele que Ele quis” (Mc 3,13) me confortaram. Ele bem conhece minhas limitações e assim mesmo olhou para a minha pobreza, escolhendo-me para ser um sucessor dos apóstolos. Entendo que assim desejou o Senhor através do chamado que me fez o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao qual sou muito agradecido pela confiança em mim depositada. Sendo vontade de Deus manifestada pelo convite do Santo Padre, coloco-me à inteira disposição para servir esta já querida Arquidiocese, tão rica, repleta de desafios e marcada na história por tantos pastores dedicados.

Esta nova missão na Igreja, eu a abraço com humildade e na certeza de que o auxílio divino não faltará, pois o Senhor é nosso refúgio e proteção. Ele é o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação (cf. Is 12,2). Na mesma linha de pensamento, as palavras do Apóstolo das Gentes são de grande conforto, já que o Senhor, como nos lembra São Paulo, “vem em socorro de minha fraqueza’ (Rm 8,26). Desejo, do fundo de meu coração, ser instrumento dócil, ainda que insuficiente por minha culpa, nas mãos de Deus para que a obra misericordiosa Dele se realize.

Existem grandes desafios evangelizadores em uma metrópole tão grande quanto o Rio de Janeiro, contudo, aqui quero doar-me totalmente em estreita comunhão com o caríssimo Dom Orani, Bispos Auxiliares e presbíteros, para que o amor de Deus seja conhecido por todos.

Coloco-me inteiramente à disposição de Cristo na amada Igreja do Rio de Janeiro e conto, desde já, com as orações e apoio para que possa ser um fiel ministro de Deus, tendo sempre presente que “não a nós, Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém seja dada a glória, porque sois todo amor e verdade” (Sl 115,1).

Muito tenho a agradecer à amada Diocese de Campos, seus dedicados sacerdotes e povo de Deus, pelo tempo frutuoso em que exerci meu ministério nas várias paróquias que tive a grata oportunidade de exercer meu pastoreio presbiteral, como também o profícuo enriquecimento obtido através dos ofícios que me foram confiados pelos senhores bispos de Campos, os bispos eméritos, Dom João Corso, que me ordenou sacerdote, Dom Roberto Guimarães e, mais recentemente, Dom Roberto Francisco, atual bispo diocesano. A eles agradeço a confiança em mim depositada. No entanto, agora o Senhor me chama para servir outra Igreja Particular e, apesar do temor humano diante dos desafios, aqui estou para, como afirmou São Pedro, “em atenção à Sua palavra”, lançar-me nesta nova missão, na plena confiança de que Ele tudo conduz e que a obra é d’ Ele.

Por fim, como fiz na ordenação sacerdotal, ao consagrar meu ministério sacerdotal a Nossa Senhora, da mesma forma entrego-me sob Sua proteção e auxílio: Mãe da Igreja, Rainha dos Apóstolos, modelo dos servidores do Evangelho, rogai por nós. Amém.

Deus seja louvado!

Campos (RJ), 29 de fevereiro de 2012

Monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo Auxiliar eleito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: