SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

VIGÍLIA DA JUVENTUDE - TREZENA DE SÃO SEBASTIÃO

Às 21 horas, a imagem de São Sebastião chegou ao Santuário de Adoração Perpétua para o início da Vigília da Juventude. Dom Orani falou da importância da participação de todos na vigília em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013.

Por: Nice Afonso - Portal da Arquidiocese
Ao término de mais um dia de peregrinação pela Arquidiocese do Rio, a imagem de São Sebastião foi conduzida ao Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant´Ana, para acolher as orações de intercessão pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013). Durante a Missa de abertura da Vigília dos Jovens Adoradores, nesta sexta-feira, 13 de janeiro, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta anunciou que o lançamento da logomarca do próximo encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa será na noite de 1º de fevereiro, no monumento ao Cristo Redentor — Embaixador da JMJ RIO2013 —, no Corcovado.


Na homilia, o Arcebispo manifestou sua alegria por poder rezar pela juventude e enfatizou a importância de que cada jovem perceba o valor do engajamento na fé para fazer com que o Reino de Deus aconteça entre os homens.

— A Trezena nos lembra que somos, como São Sebastião, enviados em missão.(...) Que saibamos ajudar as pessoas a encontrarem Jesus Cristo e a reconciliação, a vida nova. Porque a juventude é a esperança de levar a este mundo a reconciliação, lembrou Dom Orani.

Refletindo sobre as leituras do dia, o Arcebispo destacou que, muitas vezes, é necessária a criatividade para fazer alguém chegar até Cristo:

— Não se pode abrir mão da originalidade de fazer a diferença através do seu jeito de viver, testemunhando a graça de Deus na sua vida, frisou.



Após a Missa, os jovens, que lotavam o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, permaneceram em vigília de oração pela JMJ RIO2013. Sob a condução do missionário da Canção Nova Ricardo Sá e da Comunidade Pequeno Rebanho, e com a animação da banda Frutos de Medjugorje, a madrugada possibilitou à juventude carioca intensos momentos de oração. E até mesmo aqueles que participavam da vigília pelas redes sociais tiveram suas intenções apresentadas ao Santíssimo Sacramento.

Ricardo Sá enfatizou para os jovens a importância de se ter a consciência de que “a adoração é uma decisão interior” e, em entrevista exclusiva aos veículos de comunicação da Arquidiocese do Rio, destacou a alegria que brotou em seu coração ao perceber a beleza da proposta de iniciar a JMJ RIO2013 pela oração diante de Jesus Eucarístico:

— Imaginar que a Arquidiocese do Rio de Janeiro está nos convidando para fazer da adoração, da oração o alicerce para a imensa estrutura que vai ser necessária para a JMJ é simplesmente espetacular. Este momento se torna a fonte de toda a criatividade, de todo o trabalho, de toda a força, de toda a capacitação profissional necessária para a JMJ. O caminho, nós sabemos, vai ser muito exigente; entretanto, esta sacada, este caminho de fincar as bases aqui, no Santuário Nacional de Adoração, é simplesmente espetacular. Foi essa experiência que invadiu o meu coração e me fez conduzir esse momento de oração com fervor. Eu estava muito feliz e me senti muito inspirado por Deus, partilhou o missionário da Canção Nova.

Em sua breve abordagem, Ricardo também lembrou à juventude que em 2013 não acolha os jovens do mundo inteiro que aqui chegarão apenas como anfitriões, mas com a consciência de aqui estarão sendo recebidos peregrinos.

— O povo de Deus peregrina para ouvir a voz de Deus e seguir rumo à Pátria Eterna, explicou.

Para os participantes da Vigília dos Jovens Adoradores, que acontece sempre na segunda sexta-feira de cada mês, sob a direção do Setor Juventude, no Santuário de Adoração Perpétua, esses encontros são sempre ocasiões especiais:

— Como a Bíblia nos diz que Jesus ensinou que onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome, ali ele estaria, quanto mais gente, quanto maior a mobilização de jovens para a JMJ é melhor para a preparação dos corações para esse evento, já que vamos receber, aqui no Rio de Janeiro, peregrinos do mundo inteiro, contou Isabela de Almeida, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maria da Graça.

— É especial para todos nós esse momento de oração, não só porque nos reunimos em intercessão, entregando tudo a Nosso Senhor, mas porque nos colocamos dentro da Jornada. Passamos a, de fato, nos sentir parte dela, revelou Jéssica Maria Coutinho, da Paróquia Santa Edwiges e São Pedro, em Sepetiba. * Fotos: Marcos Arzamendia











Nenhum comentário: