SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os vários Eu Sou

Texto e fotos: Victor Gonzalez





 













Neste domingo, dia 16 de outubro, o coral da ACM (Associação Cristã de Moços) apresentou no auditório da Igreja de Sant´Ana, no Centro, a cantata “Eu Sou”. A cantata trata-se de um gênero de música tipicamente vocal, formada essencialmente por recitativos, árias e intervenções corais. Foi enormemente desenvolvido durante o período Barroco, e teve nas mais de 200 cantatas de Johann Sebastian Bach seu ápice criacional. A maior parte das cantatas existentes é calcada em temáticas bíblicas.

Sob a regência de Ilem Vargas e acompanhamento da pianista Elizabeth Azevedo, o coral apresentou a cantata de autoria da maestrina Eudora Pitrowsky. Dividida em oito partes, a composição trazia temas bíblicos ligados aos ensinamentos e às afirmativas de Cristo. Eu sou a luz do mundo, eu sou a porta, eu sou o caminho, eu sou o bom pastor, eu sou o pão da vida, eu sou a ressurreição, eu sou a videira verdadeira e encerrando com a criação da terra, cada tema era interpretado de modo que todos os presentes conseguiam sentir a mensagem passada por Jesus.

O Vigário Episcopal do Vicariato Urbano e pároco de Sant´Ana, padre José Laudares de Ávila resumiu da seguinte forma a bela apresentação, “é uma catequese!”.

A autora contou que sentiu a inspiração para compor após ouvir um sermão justamente sobre o tema eu sou, feito por um pastor batista em 1963. Para ela, esta é uma missão, uma forma de anunciar o Evangelho. Dona Eudora, com seus 88 anos, partilhou animada seu projeto atual, “estou escrevendo uma cantada sobre as profecias de Isaías”.


Fotos:








Nenhum comentário: