SEJA BEM VINDO

domingo, 21 de agosto de 2011

NEO-SACERDOTE CELEBRA PRIMEIRA MISSA EM SANT'ANA

Na tarde deste domingo, 21 de agosto, a Igreja de Sant’Ana celebrou a Primeira Missa do neo-sacerdote Padre Marcelo Carlos Silva SSS, junto com a festa da Assunção de Nossa Senhora e a comemoração dos 200 anos de nascimento do então fundador da congregação, São Pedro Julião Eymard – Apóstolo da Eucaristia – chamado por Deus a fundar na Igreja, a Congregação dos Padres Sacramentinos e a Obra da Adoração Perpétua.

A Celebração foi concelebrada pelo Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Edson de Castro Homem, do pároco de Sant’Ana, Padre José Laudares, o vigário paroquial Padre Egydio Doldi , Padre Nelson Rabelo e o Padre Willy Butron.

Logo no início, Padre José apresentou o mais novo padre de sua congregação, saudando Dom Edson por nos dar a alegria da sua presença, e também o Padre Nelson que, recuperado da sua enfermidade, esta presente desde o dia de Sant’Ana, 26 de Julho,após quase dois meses internado. O pároco explicou a toda a comunidade que, na primeira celebração eucarística de um neo-sacerdote, quem faz a homilia é um outro padre. No caso do Padre Marcelo será um Bispo, o tornou a Missa soleníssima.

Em sua homilia, Dom Edson de Castro Homem exaltou o Mistério de Maria sendo elevada ao céu de corpo e alma. Alertou que a Imagem de Nossa Senhora das dores, com semblante angustiado, entorpecido pelo sofrimento, com aquela espada de dor pelo sofrimento de seu filho Jesus, não representa a verdade. Ela era sereníssima sem saber de tudo. Mas sabendo alguma coisa essencial, viu o menino concebido pelo Espírito Santo de Deus, morrer por uma grade causa. Só depois da ressurreição e da graça de ter recebido uma efusão nova do Espírito Santo em pentecostes, e que ela compreendeu com os doze apóstolos a sua missão.

Hoje reconhecemos a glorificação de Maria, não só na vida mas na morte. O mistério de Maria é uma revelação: um sinal apareceu no céu, porque o templo de Deus se abrira.

Maria dá a luz a um filho que será rei. Tem enfeites simbólicos: um sol que a reveste, que é o símbolo de Deus; Tendo a lua debaixo dos pés com as doze estrelas na cabeça: os doze apóstolos ao qual ela é rainha, Mãe da Igreja e nossa Rainha soberana. O dragão significa o maligno e só pode ser compreendido por uma revelação: o mal existe mas se detém frente a uma mulher Bendita entre todas as mulheres. Amamos e Veneramos como Rainha soberana em nossa vida.

A imagem de Nossa Senhora é para que conversemos frente a Imagem, como se ela estivesse presente.

O bispo lembrou que cada congregação e ordens possuem títulos diferentes para Maria. No caso da congregação, é Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Que o Neo-sacerdote Padre Marcelo tenha grande devoção à Maria para que Ela o auxilie em todas as suas dificuldades.

A Missa de hoje tem uma missão, simbólica e real de muita unidade, para fazer a comunhão com Jesus.

Amém, Aleluia!

Ao final da Santa Missa, Padre José lembrou que há 85 anos a congregação dos Padres Sacramentinos, fundou sua primeira comunidade em Sant’Ana. Exaltou a jovialidade do neo-sacerdote, frente a três padres mais velhos onde um deles, Padre Nelson é o mais idoso da congregação.

- “ Nós como religiosos não temos muita coisa a oferecer uns para os outros. Mas queremos que você leve uma pequena lembrança...”

Os dois mais novos coroinhas da comunidade, trouxeram uma linda estola.

Padre Marcelo agradeceu à toda comunidade, ao Bispo Dom Edson, ao Padre José e ao Padre Egydio, seu primeiro formador, e ao Padre Nelson. Também agradeceu o carinho dos coroinhas, acólitos, e ao Ministério de Música “Sete dons” que animou o canto litúrgico. Pediu oração por Ele e por todas as vocações, recebendo os cumprimentos dos fiéis da comunidade e adoradores perpétuos.





























FOTOS: ZÉLIA ARZAMENDIA
TEXTO; MARCOS ARZAMENDIA

Nenhum comentário: