SEJA BEM VINDO

sábado, 20 de agosto de 2011

ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA EM SANT'ANA

Na manhã do sábado, 20 de agosto, o Vigário Episcopal e pároco de Sant'Ana, Padre José Laudares de Ávila, presidiu a missa de encerramento da Semana da Família. Concelebraram o Vigário Episcopal Sul, Monsenhor Manoel Moreira, Padre Cistino, da paróquia São Jorge, em Quintino e o Padre José Maria Loyola, vigário da paróquia Santo André, no Caju, e Assistente Espiritual da Pastoral Familiar do Vicariato Urbano. A Celebração teve a participação de corais da Paróquia São João Batista da Lagoa, em Botafogo, e da Paróquia São João Bosco - Colégio Salesiano, no Riachuelo, com a regência do Maestro Vitor Nunziante Jr.
A Imagem da Sagrada Família foi trazida em carreata, partindo da paróquia Santo André, onde foi recebida calorosamente pelas famílias presentes oriundas de toda arquidiocese.
Proclamado o Evangelho pelo Padre Cistino. Em sua homilia, Padre José Maria Loyola exaltou a escolha do templo Sagrado e Casa da Eucaristia para receber as famílias que durante toda esta semana esteve em oração com a recitação do Santo Rosário. O Sacerdote refletiu sobre Igreja-família-sociedade e a necessidade de cultivarmos a Igreja doméstica.
Nos convidou a levar o alívio dos sofrimentos que afetam os lares, com a Palavra de Deus em oração.
- "É na família que nasceram todas as pessoas e haverão de nascer as que vierem: os jovens que, do mundo inteiro, superlotam Madri na Jornada Mundial da Juventude. Também os que estão nos presídios, porque não receberam a verdadeira formação Cristã."
Advertiu que ninguém ensina melhor do que o pai, do que a mãe. Conscientes de suas responsabilidades e do dever cristão, não devemos atribuir à escola ou universidade, ensinar valores. Isto os pais o fazem com grandeza.
Lembrou que a semana da família não é só pra ser lembrada no mês vocacional, mas durante todo o ano, com muita oração: gerar pessoas autênticas, conscientes do dever Cristão, na construção de uma sociedade de Paz.
Padre José agradeceu a presença de todas as famílias, chamando cada representante arquidiocesano, vicarial sul, norte, leopoldina, suburbano, urbano e Jacarepaguá, além dos coordenadores da Aliança de Casais com Cristo.



















O Casal João Campos e Nazaré, participantes da ACC - Sant'Ana, em entrevista à Pascom, deixaram sua mensagem à todas as famílias do mundo inteiro:
- " Que as famílias continuem sendo uma entidade permanente e que tenham consciência que precisamos de muita oração: os jovens precisam aprender em casa, junto com seus pais, que a primeira mensagem é levar Cristo no coração. Antes de mais nada, esta mensagem sendo aprendida no lar, ficará muito mais fácil para que cada um entenda que é templo do Espírito Santo, para manter esta chama acesa com Cristo-Jesus em nossos corações. Que nós possamos cultivar a semente da família com Cristo em nosso coração".
O casal coordenador Isomar e Rita, deixaram a seguinte mensagem:
- " Que as famílias sejam felizes como a minha é, por exemplo. Tenho a honra e a graça de agradecer a Deus pelas minhas filhas e pela minha família" - diz Rita.
PASCOM - Qual a importância da Semana da Família para a Igreja, no Brasil, hoje?
PADRE JOSÉ - " A semana da família sempre foi um marco importante durante o mês de agosto, este mês vocacional, quando nós celebramos o dia dos pais e na semana que segue, a semana da família, é justamente para nos levar a refletir a importância da família para a Igreja, para o mundo, para a sociedade. Segundo o ensinamento do bem-aventurado o Papa João Paulo II, o futuro da humanidade passa pela família. Portanto mais do que nunca, é importante valorizar a família como núcleo da sociedade humana porque este é o projeto de Deus, quando criou o ser humano à sua imagem e semelhança. E este ano nós estamos muito felizes por ter sido escolhido a Igreja de Sant'Ana para o encerramento em nível arquidiocesano, desta semana da família. Então é com muita alegria que nós acolhemos todas as famílias da nossa arquidiocese aqui representadas pelas diversas pastorais que compareceram. Então, que Deus, Nosso Senhor, e a Sagrada Família de Nazaré, estejam sempre presentes em todas as famílias do Rio de Janeiro".

Nenhum comentário: