SEJA BEM VINDO

domingo, 26 de junho de 2011

Ministério do Leitorato

Texto: Marcos Arzamendia e Victor Gonzalez
Fotos: Zélia Arzamendia e Victor Gonzalez



Neste domingo, dia 26 de junho, na celebração eucarística das 10h na Igreja de Sant´Ana, no Centro, cinco candidatos ao diaconato da Escola Diaconal Santo Efrem receberam o Ministério do Leitorato. A celebração foi presidida pelo Reitor da Escola, Padre Jorge André Pimentel Gouveia, que também é pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Cachambi. O vigário paroquial de Sant´Ana, Padre Egidio Doldi, concelebrou. Também participaram vários diáconos permanentes, outros candidatos ao diaconato, além das irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Bom Conselho, Irmã Zilá de Carvalho e Irmã Denise da Silva, que tem como carisma “Imolação e Santificação dos Sacerdotes”.

Alberto Mathias Gonçalves, Aloísio de Paiva Veríssimo, Ediones Mendes da Silva, Orli Luis Botelho e Paulo Roberto Jesus Januário, na presença de suas esposas, familiares e amigos, e da comunidade local presente, foram investidos do Ministério do Leitorado, que é o primeiro no caminho do diaconato permanente. A próxima etapa é o Acolitato, com previsão para o próximo ano, para em seguida receberam a ordenação diaconal. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membro (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente apto e escolhido para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica. O leitor deve estar consciente da importância do serviço, uma vez que é através dele que a assembleia vai receber a Palavra com a qual Deus fala aos seus fiéis.

Na homilia, Padre Jorge André, olhando para cada candidato ao diaconato, lembrou que se o marido amar a Deus sobre todas as coisas, sua esposa será uma mulher muito amada, afinal não pensará duas vezes em se oferecer por sua família. Para ele, o homem que não ama a Deus, perde o seu eixo de equilíbrio sobre os diversos temas de violência familiar, como brigas, embriaguez, filho que agride o pai e a mãe.

- É Deus quem norteia os nossos horizontes, afirmou.

Segundo o Reitor, a aspiração ao diaconato lembra os antigos profetas, pois anunciam a Palavra de Deus. É necessário que este anúncio seja de uma forma clara, líquida como a água cristalina, para percebermos Deus de um lado a outro. Para isso a necessidade de serem conhecedores daquilo que está se proclamando. Quanto mais intimidade com a Palavra, mais facilidade de interpretação de quem a ouve.

- O livro de cabeceira do cristão deve ser a Bíblia, para que as Palavras proclamadas sejam facilmente reconhecidas, afirmou.

O Padre também ressaltou que a função do diaconato é renovar a fé, animar as forças, atrair esperanças, partindo da Palavra de vida de cada anunciador.

- Se nós tivermos um amigo que nos declara nos amar mais do que qualquer outra coisa, diga: você não é meu amigo. Como pode alguém amar mais o seu próximo do que a Deus? O Ministério que exerce a Presença de Deus, não é para si, mas para todos os irmãos, destacou.

Ao terminar a celebração, o Reitor agradeceu às esposas e demais familiares presentes, aos diáconos permanentes, à Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes do Rio de Janeiro - CADIPERJ pelo apoio e parceria e à coordenadora pedagógica da Escola Diaconal, professora Maria Célia Santos Melo, que também é a professora de português.

A professora Maria Célia, que tem um filho seminarista já com o grau do diaconato, sente uma grande responsabilidade em sua função, pois além do ensino ela também deve ser um testemunho de vida para seus alunos. Com seis anos atuando na escola, e lembrando os primeiros alunos que já se tornaram diáconos, ela se emocionou:

- É uma alegria muito grande ver cada etapa cumprida por cada um deles, partilhou.

Um dos que receberam o Ministério do Leitorato, Aloísio Veríssimo disse que é um sentimento de alegria e de responsabilidade para bem proclamar a Palavra do Senhor. Ele se demonstrou agradecido pela autorização recebida, que permite o prosseguimento nos estudos do diaconato.

Fotos:











































Nenhum comentário: