SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Missa Solene de Corpus Christi reúne fiéis no RJ




Texto: Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Victor Gonzalez

Na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, assim que o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, chegou ao Santuário Nacional de Adoração Perpétua para presidir a Missa Solene de Corpus Christi foi saudado pela comunidade de Sant´Ana com uma salva de palmas. Os Bispos Auxiliares Dom Pedro Cunha e Dom Nelson Francelino, o Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares, e diversos Padres concelebraram.

No início da Celebração Eucarística, Dom Orani apresentou a Deus as intenções de todos os que estavam presentes ao Santuário e também as de todos os fiéis da Arquidiocese que participaram desta Semana Eucarística, e explicou a importância da Festa de Corpus Christi para a Igreja.

- É a ocasião para manifestar publicamente a nossa fé em Jesus na Eucaristia. Nós devemos anunciar aos irmãos e irmãs que ele está no meio de nós, destacou.

Durante a homilia, o Arcebispo recordou a todos que a Igreja sempre se reuniu em torno da mesa para celebrar o sacrifício eucarístico, que se renova a cada Missa. Ao fazer memória da revelação de Deus na história da humanidade, Dom Orani apresentou Jesus Sacramentado como alimento espiritual, sempre presente em todos os momentos da vida de cada um.

- Nos desertos da vida, nós nos alimentamos dessa presença de Cristo, enfatizou.

O Arcebispo frisou ainda a importância de valorizar a possibilidade que todos têm de acesso à Eucaristia em todos os lugares nesta Arquidiocese, enquanto em muitos outros locais isso não acontece. Conforme suas palavras, é necessário que cada um se conscientize do significado dessa comunhão com Deus.

- Que a comunhão com Cristo seja efetiva através do nosso modo de viver.(...) Quanto mais entrarmos no mistério da presença de Jesus na Eucaristia, mais compreenderemos como é possível à Igreja formar homens novos. (...) Não podemos nos alimentar da Eucaristia sem que nossa vida seja transformada, renovada, para vivermos a vida de Deus em nós, explicou.

Ao convidar os fiéis da Arquidiocese, por meio da Rádio Catedral FM (106,7) e da Web TV Redentor - que fizeram a transmissão ao vivo -, para que participem da procissão de Corpus Christi, nesta quinta-feira, às 16h, Dom Orani lembrou a importância dessa tradição da Igreja Católica.

- Esse levar o Senhor pelas ruas é também compromisso de todos nós de anunciarmos evangelizando que Cristo está no meio de nós e que ele é vida para o mundo. Precisamos dizer que esta Cidade pertence a Cristo. Ao levá-lo pelas ruas, dizemos também que queremos anunciá-lo com a nossa vida, concluiu.

Antes da benção final, Dom Orani fez questão de aproximar a Eucaristia de cada um dos presentes. O Arcebispo, levando amorosamente o ostensório, pelo centro da igreja, cumpriu a tradição da homenagem a Jesus Eucarístico, passando pelo belo tapete artesanal preparado pela comunidade local.

Cerca de 30 paroquianos de Sant´Ana confeccionaram, na véspera desta Festa, um tapete de sal temático, com 10 figuras, com destaque para os Beatos João Paulo II e Dulce dos Pobres. Neste ano, pela primeira vez na Solenidade de Corpus Christi, a sepultura do Cardeal Dom Sebastião Leme, habitualmente encoberta por tapetes, pôde ser visualizada.

No encerramento da Celebração Eucarística, o Vigário Episcopal do Urbano, Padre José Laudares, presenteou o Arcebispo, em nome de toda a Arquidiocese, nesta data em que ele celebra seu aniversário natalício. Emocionado, Dom Orani afirmou que poder celebrar o seu nascimento durante a Festa de Corpus Christi é um grande presente de Deus.

A Procissão de Corpus Christi terá início na Igreja da Candelária às 16h, seguindo até a Catedral Metropolitana, onde haverá Missa Solene, às 18h30.


Fotos:




































































Nenhum comentário: