SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 22 de junho de 2011

HORA SANTA COM OS MOVIMENTOS LEIGOS

Texto e fotos: Victor Gonzalez















Encerrando o sexto dia da 85ª Semana Eucarística, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a Hora Santa com os Movimentos Leigos. Realizada na noite do dia 22 de junho, a celebração contou com representantes dos movimentos Cursilhos da Cristandade, Focolares, Irmandades, Ordens Terceiras e Confrarias, Movimento Comunhão e Libertação, Neo-Catecumenato, Oficina de Oração e Vida, Sociedade São Vicente de Paulo, Canção Nova e Amigos da Rádio Catedral. O Vigário Espiscopal Urbano, Padre José Laudares, auxiliou.

A 85ª Semana Eucarística 2011 está sendo realizada na Igreja de Sant´Ana - Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro, em preparação para a solenidade de Corpus Christi que acontece no próximo dia 23 de junho e tendo como tema central “Sou Eu! Não tenhais medo!”.

 
Dom Paulo lembrou que é justamente diante do Senhor que devemos nos preparar para Corpus Christi, a grande festa que representa a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. O Bispo dividiu em três momentos sua reflexão. No primeiro, ele destacou que o movimento da Igreja é motivado pelo Espírito Santo, que distribui livremente seus dons e suas graças na vida da Igreja. Fazer parte de um movimento leigo e se colocar à disposição de Cristo é seguir a riqueza do seu Espírito, é buscar viver mais de perto a intimidade do Senhor. Segundo Dom Paulo, a Eucaristia ocupa um lugar essencial e fundamental. Na Eucaristia encontramos o mistério de amor que aquece o nosso coração, a nossa vida, o nosso dia-a-dia e, assim, conseguimos ser fiéis ao movimento ou ao carisma do qual fazemos parte.

Dom Paulo citou o Papa João Paulo II ao iniciar o segundo momento da reflexão, quando destacou a importância da adoração:

- O Beato João Paulo II em tantos momentos da sua vida passava horas em adoração ao Senhor, onde encontrava forças para continuar sua caminhada e sua doação.

Para o Bispo, os corações dos seguidores de Cristo são formados aos pés da Eucaristia. A Eucaristia, portanto, nos cristifica. Se vivermos, nos alimentarmos e adorarmos o Cristo Eucarístico tornaremos nossos corações cada vez mais o coração de Cristo.

Ao encerrar com o terceiro momento, Dom Paulo afirmou que a Eucaristia nos livra do medo e nos faz viver com esperança, afinal o Senhor é aquele que acalma as tempestades da nossa vida, nos sustenta e nos faz renovar a nossa fé em todos os momentos difíceis.

- Quem tem fé, não se desespera! Porque Jesus está no barco conosco.


Galeria de fotos:







































Nenhum comentário: