SEJA BEM VINDO

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HORA SANTA COM OS CÍRCULOS BÍBLICOS




Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Fotos: Marcos Arzamendia

Durante toda a 85ª Semana Eucarística, pastorais, movimentos, associações e grupos estiveram na Paróquia de Sant’Ana, intitulada também como Santuário Nacional de Adoração Perpétua, para participar da Hora Santa. Nesta quarta-feira, dia 22 de junho, último dia de preparação para Corpus Christi, a Igreja recebeu integrantes dos Círculos Bíblicos. O momento de oração foi presidido pelo Pároco da Paróquia Santa Edwiges e São Pedro, em Sepetiba, Padre Geraldo Marques. O Vigário Episcopal do Urbano, Padre José Laudares de Ávila também esteve presente.


Segundo Padre Geraldo, que caminha com os Círculos Bíblicos no Vicariato Oeste desde a década de 70, foi uma alegria presidir a Hora Santa com os agentes do movimento. Para ele, não existe mais dúvidas de que a Igreja, hoje, percebe que nas pequenas comunidades, nos grupos de Círculos Bíblicos existente nas comunidades, está a esperança e a continuidade da transmissão da Palavra de Deus.

— Assim como relata a passagem da multiplicação dos pães, quando Jesus encontrou com o povo e saciou a fome de todos, também nós, na vivência dos Círculos Bíblicos, nos deparamos com um povo faminto, desencontrado, marcado por diversas ameaças, e devemos nos perguntar: Como vamos ajudar esses irmãos a sair dessa situação? Cabe a nós, repetir as mesmas palavras de Jesus: “Sou eu. Não tenhais medo!”, pois ele caminha conosco a todo o tempo, afirmou o Sacerdote durante o momento de reflexão.

Os Círculos Bíblicos realizam um trabalho de evangelização fora da Igreja. Com encontros todas as semanas, geralmente na casa das pessoas que residem no território paroquial, os participantes partilham e debatem fatos do dia a dia, trazendo, para dentro da reflexão, a Palavra de Deus.

Membros dos Círculos Bíblicos de diversos vicariatos e paróquias estiveram presentes na Hora Santa. Fazendo referência à passagem bíblica dos Discípulos de Emaus (Lucas 24, 13-35), Padre Geraldo trouxe para cada um deles qual a verdadeira missão do Movimento.

— Antes de Jesus se juntar aos discípulos que caminhavam, a imagem deles era de cansaço, desmotivação, mas Jesus se aproximou no caminho, se interessou pela dor daqueles homens, até o momento em que a caminhada acabou. Os discípulos pedem para Jesus continuar na presença deles. O Senhor fica e eles o reconhecem no partir do pão. Aqui está a missão dos Círculos Bíblicos, aqui está a tarefa que cabe aos grupos espalhados pelo Rio: acolher os sofrimentos de pessoas e famílias, e, por meio da Palavra de Deus, fazer com que elas se fortaleçam na caminhada, para que mais à frente, essas pessoas reconheçam Jesus Eucarístico, disse Padre Geraldo.

A Solenidade de Corpus Christi será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de junho, às 10h, na Igreja de Sant’Ana. Às 16h, uma procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Fotos:






















Nenhum comentário: