SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quinta-feira Santa: "Fazei isto em memória de mim"

O Tríduo Pascal na Paróquia de Sant´Ana teve seu início com a celebração realizada às 19h desta Quinta-feira Santa. A missa presidida pelo vigário episcopal urbano e pároco de Sant´Ana, Padre José Laudares, e concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Egidio Doldi recordou a Instituição da Eucaristia e a Última Ceia, além do anúncio do novo mandamento por Jesus.

Padre José frisou que toda a vida cristã está intimamente ligada à instituição da Eucaristia, além da morte e ressurreição de Cristo. E é por isso que, neste período, revivemos o memorial de Jesus anualmente, desde os apóstolos e até a sua volta.

Jesus vem transformar a páscoa judaica. Onde antes se comemorava a libertação de uma nação escrava de outra, agora toda a humanidade é liberta do pecado. E através de Jesus, Deus estabelece uma nova e perfeita aliança com seu povo.

Jesus instaura a Eucaristia ao orientar seus apóstolos a repetirem, em sua memória, seu gesto na última ceia. Nesta ceia, Cristo também institui o Sacramento da Ordem. Jesus se faz presente no pão e no vinho eucarístico, sendo sinal vivo da nossa redenção e salvação.

O vigário episcopal lembrou que Cristo convida a todos a participarem da Ceia. Uma vez que Ele próprio afirma que “quem come deste pão será salvo e quem bebe do meu cálice permanece em mim e eu nele”. Mas Padre José também lembrou que é necessário estar em plena comunhão com Jesus e com os irmãos para participar do banquete eucarístico.

No ritual de Lava Pés, Padre José, relembrando o gesto de Jesus para com seus discípulos, lavou os pés de 12 homens da comunidade paroquial. Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus mostra que devemos servir, acolher, perdoar e amar uns aos outros, anunciando, dessa forma, o novo mandamento.

- Temos que agir de maneira concreta, realizando atos de doação, de caridade, de serviço, afirmou o vigário episcopal.

Para encerrar, Padre José desejou que todos saíssem da missa com o coração aberto, acolhedor para servir a todos indistintamente.

- Que possamos desejar uma Feliz Páscoa, com muita paz, para todos que encontrarmos ao retornar para nossos lares, encerrou.

Após a Missa, foi realizada a transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela Paroquial de Sant´Ana, onde paroquianos e adoradores noturnos permanecerão em vigília, relembrando a agonia de Jesus nesta noite.

Nenhum comentário: